O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

31/05/09

cachorrinha muito meiga na rua

Esta menina vive desde há pouco tempo numa rua em Gaia, é super meiguinha e simpática, e como vem atrás das pessoas e dos carros à procura de atenção, corre sérios riscos de ser atropelada :( Tem ar de ser ainda cachorrinha. é muito brincalhona e alegre!
Não temos qualquer hipótese nem local onde acolher um cão, pelo que apelamos a que se alguém poder acolher ou adoptar esta menina, nos contacte!

Esta cadelinha desapareceu da rua onde a alimentavamos. Se tiver alguma noticia desta pequerrucha por favor avise-nos.

30/05/09

Barack

Olá pessoal!!


Eu sou o Barack!! Há uma semana andava eu na rua perdido, a miar às pessoas a ver quem me dava de comer, até que tive sorte, e alguém teve pena de mim, conseguiu apanhar-me (porque tive um bocadinho de medo e andei a fugir...). Estava tão magrinho e doentinho que me disseram que fazer-me festas parecia passar a mão por um saco cheio de cabides!

Ora, não gostei nada de ouvir isso, fiquei indignado, e tratei logo de trabalhar com afinco para resolver a situação. E assim, uma semana apenas depois, estou gordinho e fofo :))) e já não pareço um saco de cabides :D



Ainda estou a comer uma pastilha todos os dias e gotinhas nos meus olhos, mas parece que é só mais 2 ou 3 dias, e depois fico fino ;) Tinha uma ferida no peito com pús de uma dentada, ali onde me raparam o pelinho, vêm? Mas também já está fina e curada :)

Quero agora uma casa onde possa crescer lindo, onde o meu pelo passe do castanho de queimado do ar livre ao preto lustroso que sei de hei-de ter! Como recuperei tão bem as minhas protectoras dizem que tenho um bom sistema imunitário, isso é bom, não é?




Adoooooooooooooooooooooooro festas, ouvi dizer que o meu ronrom é dos mais altos que já ouviram (e disso gostei de ouvir :) ), também gosto de brincar, e gosto muito de comer papinha boa ! Enfim, sou ou não sou simpático?

27/05/09

Lucinha- A bem disposta

Olá, sou a Lucinha.
Uma gatinha com 7 semanas muito mas mesmo muito bem disposta :)
Fui encontrada a servir de bola nos pés duns meninos. Disto não gostei muito... porque eles pontapeavam-me com um cadinho de força mas uma sra viu-me e deu-me uma coisa fantástica: colinho!
Iupi! Que coisa boa!
Desde que descobri estas maravilhas a que chamam de mimo e colinho que não quero outra coisa :)
Adoro pessoas... vocês são mesmo fantásticas!
O que eu mais gosto é de subir por vocês acima, aninhar-me no vosso pescoço e dar beijinhos ao mesmo tempo que ligo o motor do ron-ron eheheh
Também aprecio uma boa dose de festas na barriga, no focinho, onde vocês quiserem: estejam à vontade :)
As meninas aqui dos Bichanos renderam-se ao meu feitio e acham piada eu ter esta pintinha sexy no lábio inferior. Dizem que me dá um ar... sexy ;)
Mas aqui já começamos a ser muitos e como estou sã que nem um pêro está na hora de rumar a uma nova casinha, ou seja, estou pronta para uma nova aventura, uma nova casa e uns doninhos 5*.

Para me visitares contacta a
Tânia 933516000
Turrinhas,
Lúcia

21/05/09

Bellina e la sua famiglia


O prometido é devido, por isso aqui está o resto da família da Bellina.

São eles: o Capuccino (beije), o Scolari (preto e branco), os dois latagões da família, comem alarvemente e por isso têm quase 100 grs de diferença do resto dos manos, o Gio (tigrado cinza claro) que foi o mais pequeno da ninhada, nasceu com o peso simbólico de 86 gr mas é o mais pilhas de todos, está sempre em cima do acontecimento, temos ainda o Numi (pretinho) e a Bellina, que já conhecem, (tigrada escura). Nasceram todos no dia 14 de abril, são todos lindos, meigos, comilões, brincalhões, enfim, uns amores de gatinhos à vossa espera para serem adoptados.

Aqui temos o Gio a fazer almofada do Capuccino e do Scolari.

O Gio numa pose de bonequinho lindo :)

Aqui a fazer charme com o Scolari.

Vejam o video que explica o nome de baptismo do Scolari :)


video

Novamente o Gio (está em todas :)) com o Scolari e a Bellina.

A Bellina abraçada ao Gio, uma ternura só.

Não, não é um anúncio da Bennetton, são o Numi e o Capuccino em cima do Gio.

E aqui os meninos todos juntinhos, não parece mas estão aí os cinco, procure bem :).


Os dois primos que se seguem nada têm a ver com la Cosa Nostra mas como também são italianos decidi anunciá-los juntos: :)

São eles a Cicciolina (pretinha e branca) e o Berlusconi (preto) que apareceram mais tarde mas pedem igualmente que os levem, de preferencia juntos por serem fratelli, pois estão a precisar de uma casinha definitiva que li voglie tanto bene :)







Ciao a tutti.

Contacto para adopção:

Fatima Castro: mfcastror@gmail.com
Tlm.: 917 51 23 23

Bellina - Quem te viu e quem te vê.

Esta linda bebé, nascida no dia 14 de abril, de seu nome Bellina, é a prova comprovada de que devemos dar SEMPRE uma segunda oportunidade à vida. Está comigo desde o dia 15/04 e desde o início que se mostrou ser uma gatinha muito frágil, tinha dificuldade em engordar e arrefecia com facilidade, confesso que não tinha muita fé nesta pequenina, nem eu nem o veterinário que a vigiava de perto. Como se não bastasse a preocupação constante com o seu crescimento, quando fez 2 semanas apresentou claros sintomas de falta de equilíbrio, tendo-lhe sido diagnosticado síndrome vestibular congénito, podem ver como ela estava nos 2 primeiros vídeos, metia dó ver esta pequenina tentar mover-se :(.
Fui então alertada para o facto de que poderia não melhorar e, se fosse o caso, as probabilidades de ficar com sequelas graves eram muito altas. Se por outro lado melhorasse, em princípio ficaria boa, ou quase boa, num prazo de aproximadamente uma semana.

video video

Como a Bellina piorava de hora para hora e de dia para dia chegamos a ponderar a eutanásia mas, graças a Deus, faltou-nos a coragem, e não é que a pequenina começou, against all odds e depois do tempo previsto, a melhorar? É verdade. Ora vejam como está esta beleza agora. Perfeita, e é tão bellina. :) Uma verdadeira prova de vida!!!

video video

A Bellina está para adopção e tem mais família, em breve farei o resto das apresentações.

Contacto: mfcastror@gmail.com

Tlm.: 917512323

Feira Animal



Estaremos lá a partir das 14h!
Apareçam ;)

17/05/09

Faye, a gatinha pintalgada

A Faye foi encontrada sózinha num jardim do Algarve, nas férias da Páscoa, e a pessoa que a encontrou não foi capaz de a deixar para trás e trouxe-a para o Porto. Foi-nos pedida ajuda por uma vet., que a esteve a alimentar, mas que sabia que o ideal seria ela ter uma gata mãe e irmãos, pois só tinha 2,5 semanas e estava muito fraquinha E lá veio juntar-se à ninhada dos texugo-gatos, onde foi recebida como uma princesa, tanto pela mãe Gina, como pelos irmãos adoptivos.
Nas 1ªas duas semanas, teve direito a 3 biberons extra por dia, como complemento, pois os irmãos adoptivos já estavam a ser desmamados pela mãe e ela precisava de muito alimento ;-).

E pronto, aqui cresceu, se fez gatinha com tamanho adequado e muito mimalhita
E depois, e como há sempre animais a precisarem mais dos meus cuidados (uma ninhada que estava e está muito debilitada, com coriza e problemas respiratórios), há cerca de 2 semanas, a Faye passou para os cuidados e mimos da Fátima Castro, onde espera por um dono que goste duma gatinha que adora pessoas e mimos :-). Entretanto, a Faye tinha apanhado um fungo na pele e está a fazer tratamento, com uma pomada, o que para um dono responsável, não será problema ter de continuar a fazê-lo mais uns dias ;-)
Contacto para adopção:
Fátima Castro - 917512323

Gata Carolina

Em Abril, recebemos um apelo, duma gatinha abandonada numa colónia, que destoava ou se notava mais pois era muito meiga e carente, no meio de gatos super desconfiados. E para piorar o cenário, estava muito prenha.

Deparei-me com uma gatinha ainda muito novinha, com uma barrigona enorme, mas de resto muito magra, e que não parou de dar turras, mal me viu. Meti-a numa transportadora e foi logo para um vet., para ser esterelizada. Veio fazer o pós-operatório a minha casa e, no dia seguinte , estes eram os "preparos" em que ela se pôs. Claro que nuca seria gata para voltar para a rua ;-)

Mas como eu tinha cá a mãe Gina e sus muchachos, e a Carolina não se entusiasmou muito com ter de aturar putos irrequietos, ela foi para o mesmo local do gato Mário (com quem competia, a ver qual deles tinha mais mimos da Fátima R.). Como, para além de meiga e brincalhona, a Carolina também é bonita, sabíamos que podíamos esperar por um dono que lhe desse o devido valor.

E na semana passada, essa dona apareceu. E assim, a gata Carolina foi dar alegria à casa da Elisabete e do Joel.

Felicidades para os 3 :-))

15/05/09

Feira Animal - CANCELADA

Por motivos alheios à nossa vontade a Feira Animal publicada no post anterior e na qual íamos participar, foi cancelada!

14/05/09

Feira Animal - venham-nos visitar!

Estaremos presentes este próximo Sábado, dia 16, das 10h às 16h30, na linda Quinta das Freiras, em Rio Tinto, na Feira Animal. Teremos banca conjunta com os Animais de Rua, para divulgar o nosso trabalho, os nossos meninos para adopção, e com o nosso artesanato para vender.


Apareçam! :)

11/05/09

Timba - gatinho esgroviado

Este é o Timba! Chegou cá muito piquinininho, doentinho e frágil...





e após umas semaninhas de cuidados transformou-se neste lindo gatinho, super mimalho, brincalhão, e cheio de energia!
O Timba está prontinho para ir para uma nova casa :) Quem se candidata??
contacto para adopção - fabriro@gmail.com

09/05/09

Mimi(nha) - a sobrevivente



A Miminha é a única sobrevivente de uma colónia onde todos os seus amigos foram mortos por envenenamento. Talvez por ter tocado no veneno, não sabemos a sua história, tem insuficiência renal crónica.

Esta gatinha, que já terá à volta de 10 anos, está na casa de um dos membros do Grupo há mais ou menos um ano. Por precisar de cuidados constantes de saúde e os veterinários lhe darem pouca esperança de vida, nunca tentámos a sua adopção com muita força.

Na semana passada fizemos-lhe mais análises e os resultados foram muito maus (ureia 82, creatinina 8,3) pelo que esteve internada 3 dias com soro tendo felizmente estes valores regredido para metade o que lhe aumentará a esperança de vida por mais algum tempo.

Neste momento a Miminha, embora recata e arredia criou as suas rotinas, vai brincando, tem comida e sabe ser dengosa , portanto cá estaremos enquanto tiver qualidade de vida.

06/05/09

Quem é vivo sempre aparece...

Um belo sábado à tarde, pronta para sair, deparo-me com uma vizinha que alimenta uma colónia numa "ilha" ao lado de minha casa, muita aflita a dizer que iam colocar no mato uma ninhada de baby cats!! Este caso já me era familiar pois na altura do nascimento das crias falavam em afoga-las :( Lá fui buscar rapidamente uma transportadora e segui a mulher até um barraco cheio de lixo.
Imaginei logo o estado das pobres criaturas no meio de tamanha confusão mas meti mãos à obra e toca a retira-las... Ora um, dois e três gatinhos com cerca de 4 semanas, todos com os olhitos num mísero estado :(... Acomodei a criançada na transportadora, enquanto os comentários da vizinhança soavam no ar "...ah naquele estado não se safam, nem vale a pena...". Ignorei e pensei que se dependesse de mim estariam um mimo em pouco tempo...Já de saída ouço alguem dizer que eram 4 gatinhos e não 3...Procurei e nada!! Disseram que provavelmente tinha morrido, mas não convencida fui deixar os manos no carro e voltei para procurar o elemento que faltava..
Fiquei muito quieta e pedi silêncio e passados alguns minutos ouvi miar :) :) :) Vasculhei a entulheira e vi uns lindos olhos brilhar :).. Quem é vivo sempre aparece :) Esta desaparecida em combate era a única dos gatinhos que tinha os olhos saudáveis, e pensar que me quiseram fazer acreditar que estava morta!!!!
Juntei a pequena aos seus irmãos e corri para o veterinário, que diagnosticou uma valente coriza..Apresentam já grandes melhorias mas dois deles ainda precisam de uns dias para recuperar totalmente, e aí saberemos se a visão foi afectada ou não..

Já começam a comer e são muito simpáticos e brincalhões e não tarda estarão prontos para rumar para novas casinhas :)


Ema
adoptada

Brida

adoptada


Elliot

adoptado

Pablo

adoptado
Contactos para adopção: mafalda.azevedo@yahoo.com

02/05/09

Os 3 (não) tristes tigres

Há cerca de 2 semanas, fomos alertadas para o abandono de 4 gatos bébés, num jardim, local onde é alimentada uma colónia que propusemos para esterelização pelos AdR.

Deparei-me com 3 gatinhos de 2 meses, brincalhões e temerários...a 10 metros de ruas com imenso trânsito :-(. Infelizmente não encontrei o 4º gatinho, apesar de ter percorrido a zona toda. A minha esperança é que alguém tenha passado e se tenha encantado com ele.
Rafael com 1 das irmãs
2 minutos depois de me chegar a eles, já uma estava nestes "preparos" ;-)
Enfim...lá enfiei os 3 numa transportadora, sem saber muito bem o que lhes fazer pois tenho já cá em casa 1 gata mãe e 6 gatinhos bébés... e juntar ninhadas estava fora de questão.
Sorte das sortes, poucos dias antes tinhamos tido a "reserva" de 2 fêmeas pequenas que nos aparecessem.
A adoptante das 2 fêmeas (que pertenceu aos primórdios da formação do nosso grupo, mesmo antes de sermos as "bichanos do porto") foi amorosa e disse logo que seria Fat do macho até ele arranjar dono.
As 2 manas, já adoptadas, que agora se chamam Minie e Pateta
Lá rumaram os 3 para casa da Erika, mas como estava tudo a correr demasiado bem...descobrimos que eles todos vinham com um fungo na pele (felizmente muito no inicio), por isso estão todos em tratamento (que só consiste em medicação oral).
Já estão a meio do tratamento e muito melhores :-), por isso está na altura do Rafael vir pedir um dono.

Quem quer um tigrezinho brincalhão, muito meigo, que adora mimos e colinho?

Rafael, que é mais douradinho que as manas

Contacto: sreginapt@yahoo.com.br

01/05/09

Revista Mundo dos Animais

Foi lançada a E-Magazine nº 11 do Mundo dos Animais, uma publicação online e gratuita sobre animais, que bimestralmente apresenta artigos de fundo sobre animais, geralmente vocacionados para os donos dos mesmos, assim como as últimas notícias da vida selvagem.

Pode fazer o download gratuito desta publicação em:http://www.mundodosanimais.com/ezine