O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

30/08/10

Lourenço, jovem loiro de olhos verdes :)

...Procura família que o estime e mime muito até à eternidade, em troca de muitas turras e ronrons :) ...
Este jovem gatão já teve donos mas mudaram de casa e o pobre bichano, (mal) habituado a circular nas redondezas regressou ao seu local de origem e nunca mais dali saiu. Nunca foi procurado e até à data viveu sempre na rua, alimentado diariamente por uma senhora amiga dos animais..
Sempre muito simpático com as pessoas, fazendo charme, roçando-se nas pernas e a dar turras... Tornou-se desta forma impossível resistir e de imediato o trouxemos dada a facilidade com que entrou na transportadora e viajou com aparente tranquilidade :)... A ida ao veterinário confirmou que estava castrado e bem de saúde e rumou de imediato para casa...
Escondido nas primeiras noites, assustado com a mudança mas aparecia sempre que se chamava por ele...Ao terceiro dia já circulava, descontraído, e até metia conversa com a restante malta residente de 4 patas hehe..Foi curioso perceber que procurava "buracos" para dormir e adoptou mesmo a transportadora como leito (como podem ver nas fotos), certamente por se sentir mais seguro, síndrome de quem esteve na rua... Mas rapidamente percebeu a dinâmica e o conforto de uma casa e já adoptou a cadeira e o sofá para dormir de forma serena sem grandes preocupações :)
É um gatuço calmo mas brincalhão nos seus momentos, que gosta de ter companhia, de pessoas e outros gatos e está prontinho a viver num novo lar...

Contactos para adopção:

Mafalda Azevedo
mafalda.bichanos@mail.com
91 688 77 38

29/08/10

Seis lindos gatinhos ;)


São aos trios estas duas ninhadas .

Começo pelos pretinhos e brancos. Os três V's. Valentin, Vergilio e Violeta. São irmãos de ninhada, tem 4 meses muito meigos e saudáveis. Estão desparasitados e tem a 1ª vacina.

A Violeta ( para quem gosta de meninas meigas, super delicadas, que adoram colo ;) )

O Valentin ( para quem gosta de gato melga, sombra, mimalho, etc )

O Vergilio ( para quem gosta de gatinho meigo, brincalhão, mas mais independente)


Agora segue-se o trio de cinzas e brancos . Esta ninhada foi recolhida muito debilitada e muito assustada. Fisicamente estão totalmente recuperados. Estão também desparasitados e com a 1ª vacina.

Os meninos Maverik e Avatar apesar de receosos ao primeiro contacto depois de confiarem na pessoa adoram enrolar-se nas nossas pernas a pedir papinha boa, ronronam muito e estão perfeitamente em condições de rumarem para uma casa e uns donos 5*****

O Maverick


O Avatar


Os dois na brincadeira ;)

E por ultimo a menina da ninhada, a Troia. Esta gatinha era a mais debilitada da ninhada. Continua muito assustada e vai precisar de muita paciencia e de alguém que não se importe de dispender algum tempo na sua conquista.

28/08/10

notícias da família Vip

Começando pelas notícias da mãe, na passada 4ª feira teve de ser sedada pois tinha uma das patas num estado lastimável, com osso exposto e dores inimagináveis. Teve de amputar duas falanges e retirar algumas unhas, e veio com penso feito no tronco inteiro e nas 4 patas. Nessa noite reagiu muito mal à situação, quando recuperou da anestesia e se encontrou enfaixada, e foi muito complicado... mas no dia seguinte acalmou e habituou-se à nova condição.

Este sábado de manhã foi mudar o penso, e há boas notícias :) As patinhas estão muito melhores!! E as feridas das costas e flanco também mostram sinais de começar a cicatrizar, embora estejam ainda muito más e preocupantes... Se não houver novidades mudará de novo na 3ª feira.

Nesta mudança de penso a Vip portou-se increditavelmente bem, esteve muito quietinha o tempo todo enquanto se retirava o penso, se limpava, colocava pomada e se voltava a fazer o penso. Enquanto se mexia nas patinhas ronronou o tempo todo!! É uma gata absolutamente incrível e corajosa!




Os bebés Brasil e Haiti entretanto têm uma vida abençoada, é comer (muito), dormir (muito) e receber mimos (muitos). Estão com duas semanas e meia e chegaram hoje aos 300gr :). São de uma ternura incrível :))) video

Tango - adoptado!

Olá a todos!!

Eu sou o Tango, um gato incrivelmente meigo, lindo, charmoso, elegante, sedutor e carente, sempre vestido a rigor, penteado e brilhante!
O que eu mais quero é estar sempre onde estão as pessoas e receber muita atenção e carinhos!
Sou também um menino muito brincalhão, estou sempre bem disposto, e adoro outros gatos! Também adoro comer, e já ouvi dizer que tenho de ter cuidado senão perco a linha e deixo de parecer um dançarino elegante...
Vou fazer um ano em breve, estou castrado, vacinado e desparasitado. Sou muito muito lindo e especial!
Procuro um dono tão especial e meigo como eu ;) Ah, e que não se importe por eu ser melguinha e andar sempre colado às pessoas!


Contactos para adopção:

fabriropt@gmail.com
telefone: 934157335 ( só depois das 18h )

19/08/10

Vip - uma história dramática! Precisamos de ajuda!

Fez ontem uma semana que recebemos um apelo dramático, e apesar de estarmos a rebentar pelas costuras e sem lugar para mais uma pulga e termos de recusar a maioria dos muitos apelos que nos chegam diariamente, este não pudemos deixar de atender - uma gata prenhíssima tinha entrado para um rent-a-car do aeroporto, onde tinha andado desorientada a largar um líquido branco, até se refugiar na casa de banho vip, onde ficou. Já noite, fomos para lá, convencidas que encontraríamos uma gata em trabalho de parto ou então com uma infecção uterina...

Chegamos ao local, e a gata recebeu-nos com olhos e miados altíssimos de pânico total e dores, mas entrou sozinha e sem problemas para a transportadora.

Seguimos de emergência para o veterinário, onde uma ecografia revelou bebés vivos mas com coração acelerado, já quase em sofrimento.
Foi então efectuada uma cesariana de urgência, da qual resultou o nascimento de 7 !! bebés. Infelizmente só se conseguiram ressuscitar 4. Desses 4 bebés morreriam 4 dias depois 2 deles :( Provavelmente a mãe passou-lhes ainda antes do nascimento sangue com infecção. Os outros dois fazem desde então antibiótico e estão bem, mas são seres muito frágeis que cada dia que passa é uma vitória...
(cesariana)


(Os 4 bebés que sobreviveram à cesariana após árduo trabalho de ressuscitamento)

(a mãe Vip acordada da cirurgia e os 4 bebés, mas não lhes ligou)

A mãe nunca ganhou leite nem nunca ligou aos bebés, o que não é de admirar... No início não reparamos no real estado dela, apesar de vermos pequenas feridas e placas no lombo e as patinhas em carne viva, mas com os dias a passar a real extensão dos ferimentos desta doce menina têm-se vindo a revelar, com a pele que vai caindo, e são verdadeiramente impressionantes! Toda a parte inferior do lombo está coberta de pele a morrer ou já morta, e este processo dos tecidos a morrer está ainda em progresso até ser possível ela começar a cicatrizar. Será um processo muitíssimo demorado e doloroso para ela.

Pela natureza dos ferimentos, queimaduras de abrasão, pensa-se que deve ter sido atropelada e arrastada, e provavelmente estaria já em processo de parto e o acidente terá feito o parto parar... Sem cesariana morreriam bebés e a mãe.

(No dia seguinte à cesariana)

(Feridas a abrir no 3º dia após a cesariana)

( Hoje, 8 dias após a cesariana)


A Vip é incrivelmente corajosa, e está sempre quietinha mesmo nas limpezas mais agressivas, e a única coisa que faz é ronronar sempre, muito alto. É muitíssimo dócil para a situação em que se encontra.
Precisamos muito de todas as ajudas possíveis, para a recuperação dela. Estamos de novo com conta altíssima no veterinário para pagar, não só dela, mas de outros casos complicados que temos tido, mas esta menina vai demorar ainda muito a recuperar, e não temos capacidade sozinhas para estas despesas todas.
Precisamos também de todos os pensamentos e energias positivas que possam enviar para a Vip e para os dois bebés que sobrevivem amamentados a biberão, o Haiti (tigradinho) e o Brasil (amarelinho) que cada dia que passa lutam para continuar a sobreviver!




NIB 0033 0000 0000 173093210

16/08/10

Toffee




Este é o menino para quem fizemos apelo há dias! Entretanto tivemos uma oferta de fat (obrigada Sónia! :)) ) e este menino já se encontra fora de perigo numa casa, e já foi castrado. É super meiguinho, gosta de outros gatos mesmo quando estes lhe bufam e são mau feitio para ele, e distribui turrinhas à discrição com muita generosidade!

Agora precisa de uma família definitiva, que nunca nunca o volte a abandonar!!! Quem se habilita a este doce amarelinho? :)


Contactos para adopção:
Tlm. 917512323
E-mail: mfcastror@gmail.com

08/08/10

Martim & Brownie

Olá, cá estamos nós, somos super parecidos, pensaram que somos irmãos, não foi? Pois bem, não somos irmãos de sangue, mas as partidas do destino juntaram-nos aqui numa casa, e apesar das histórias e origens diferentes, parecemos mesmo manos!



MARTIM: ADOPTADO



Eu, o Martim, fui o único sobrevivente da 1ª ninhada de uma gatinha de rua inexperiente, e fui recolhido muito sub-nutrido e doentinho, quando vi comidinha à minha frente comi até rebentar sempre a miar :) Adoro comer, festinhas, pessoas, e embora resmungue no início e me entufe todo para parecer muito grande, adoro outros gatos e brincar com as caudas dos grandes! Distinguem-me do Brownie porque tenho olhos amarelos, o meu pelo é um nico mais comprido e despenteado, e sou mais molinho ;)


BROWNIE



Eu, o Brownie, andava distraído e com os meus olhinhos cobertos de remelas verdes infectadas quando caí de um telhado abaixo e magoei a minha boquinha!! O que me valeu foi que veio logo uma menina salvar-me de uma cadela maluca e levou-me ao sr doutor, e depois em casa, em 15 minutos já estava a ronronar embora nunca humanos me tivessem antes tocado. A minha salvadora deu-me o nome de um bolo de chocolate e acertou em cheio, porque sou mesmo doce e apetecível :)) Gotinhas nos olhos e comida boa, tal como o meu novo amigo Martim me contou que também fez, e estou fino. Adoro festinhas e adoro outros gatos, deixo-os cheirarem-me e bufarem-me sem eu me mexer, para perceberem à primeira que sou super simpático :) . Distingo-me do Martim porque tenho olhos verdes, o meu pelo é curtinho e penteadíssimo, e sou muito duro e musculoso de carnes, vou ser uma pantera quando for grande!!



Brincamos como loucos, com tudo, com nada, adoramos grandes sonecas, boa comida e adoramos mimos. Queremos uma família que nunca nos abandone e nos proporcione tudo o que precisamos!

05/08/10

Amarelinho abandonado na rua - já em fat




Entre vários gatos novos que recolhemos e muito apelos que nos chegaram esta semana, não temos mesmo capacidade para atender... Este amarelinho super meigo foi abandonado numa colónia que conhecemos, mas apesar da sua meiguice nos partir o coração, não temos mesmo qualquer possibilidade de o recolher neste momento, com fats em quarentena, bebés doentes, adultos territorias que temos em mão, e as adopções paradas! Só os apelos não param :((
Se alguém puder recolher ou adoptar este menino, por favor contacte-nos!
969075453
Actualização 30-08-10: este gatinho já foi castrado e adoptado :)