O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

23/05/10

Pim Pam Pum... um gato para cada um

Este trio fantástico foi recolhido da berma da estrada por uma menina com fobia a gatos..Curioso, não?
Certo é que o instinto humano e maternal foi superior ao medo e com a ajuda de uma amiga conseguiu salvar estas bolas de pêlo.
Gatos a salvo em casa e há que recorrer às “bichanas” para o passo seguinte que passou por ir de carro a voar buscar os pequenos, um pouco fora de horas...
Estavam famintos e frios, pois tinha chovido há instantes mas de barriga cheia e quentinhos não foi preciso muito para o motor de ronrons entrar em funcionamento.

São muito doces e brincalhões e suuuuuper mimalhos :) Por vontade deles comiam, brincavam e dormiam no colo.

O Pum é o mais comilão, a Pam a mais despachada e o Pim o mais mimalho. Mas todos muito meigos e brincalhões, doces e ronronantes.

Agora é só fazer PIM PAM PUM e escolher :)


Pim (macho)

Pam (fêmea)

Pum (macho)




Contactos para adopção:
938377175 / 916887738

20/05/10

Simba, rei dos gatos

E esta é a história do Simba, que em tempos foi tudo, menos o rei da selva...

Não é só entre os humanos que há vítimas de maus-tratos e denúncias deste tipo de comportamento.
Também no mundo dos bichanos infelizmente se verifica este cenário.

O Simba foi encontrado na rua, ainda bebé, e recolhido por aqueles que seriam os seus futuros donos.Teve todos os cuidados e mordomias, cresceu saudável e tornou-se no lindo gatarrão que vemos hoje.
Era amado, mas não por todos, e já na sua juventude começou a história dos maus tratos.O primeiro episódio foi isolado mas a este seguiram-se outros.
O Simba foi internado e intervencionado mais que uma vez, tornando-se lentamente num gato mais assustado, e nos últimos tempos permanecia grande parte do dia enfiado na transportadora, com medo.

Face a esta realidade e após várias tentativas de mudança , alguém tomou a nobre decisão de encontrar um novo lar para este menino, onde pudesse ser feliz, longe da violência a que era submetido.
E foi assim que o Simba chegou até nós.
É um gatarrão muito simpático, e apesar de só agora ter conhecido amigos de 4 patas, tem uma excelente relação com todos.
Brincalhão e divertido e muito dócil , como traduzem as fotos:)


Contactos para adopção:

mafalda.bichanos@gmail.com

916887738 / 938377175

18/05/10

Socorro: preciso de uma casa!

A triste história da Tâmara começou há uns meses. Os donos faleceram e ela foi posta na rua pelos familiares, nunca tendo abandonado o jardim em frente ao prédio onde morou. Era alimentada por alguns vizinhos, mas quando ficou prenha e teve os gatinhos, algum menos simpático chamou o Canil. Felizmente alguém soube da situação e retirou-a, pois desconfiava-se que ela teria uma infecção uterina. Nós recolhemo-la e foi de imediato esterilizada, 2 horas depois estava a dar de mamar aos 3 filhotes dela :-)
Horas depois de ter sido esterilizada, ainda na clínica

Recuperou lindamente da cirurgia e mostrou-se sempre uma mãe exemplar e uma gatinha super serena e carente, adorando ela própria festas e muitos mimos.
Entretanto, passado 1 mês, apareceram-nos mais recem-nascidos e em desespero de causa, juntamo-los à Tamara que de imediato os adoptou como dela, passando a amamentar e a cuidar de 6 gatinhos.
Com os 3 filhotes adoptivosTudo ao molhe... filhos e enteados
Os 3 filhos da Tamara já foram todos adoptados, os filhotes adoptivos estão já a começar a comer e... a Tamara foi adoptada no domingo. Ficamos radiantes, pois sendo ela uma gata ainda jovem (cerca de 2-3 anos) ía finalmente ter o seu descanso e mimos exclusivos de novo.
Julgam que a história acaba aqui?!?
Não :-(
No dia seguinte, os donos levaram-na ao veterinário para a vacinar, que resolveu fazer-lhe testes fiv e felv e deu fiv positivo.
Os donos, muito bem, não fizeram drama nenhum disso (afinal a gata é jovem, completamente assintomática e certamente com muitos anos de vida saudável pela frente). Só que... não vivem sozinhos e a ignorância e intolerância de alguns familiares e amigos veio ao de cima e pura e simplesmente disseram que eles teriam de fechar a gata e que nunca mais iriam lá a casa.
E concluindo, a Tâmara foi devolvida, com enxoval completo.
Esta gata, que na 2ª noite em casa dos donos já dormiu com eles e só quer mimo e atenção... está para adopção.
Ela, que tão bem soube mostrar o amor aos outros, precisa de quem lhe dê valor e lhe proporcione uma vida feliz.

Contactos para adopção:
Tlm- 969075453

15/05/10

Tangerina o gatinho "laranja"



Este pequenino lindo chama-se TANGERINA e tem cerca de 5 anos.
Teve dona até que esta faleceu e o tangerina foi despejado cruelmente na rua. Viveu em pleno abandono durante 1 ano, até que a Joana soube da história e decidiu resgatá-lo. Este gatinho estava em Alcobaça por isso a madrinha fez quase 400 km para o resgatar da rua. Agora precisa da nossa ajuda para lhe encontrar um lar.
Neste momento o Tangerina está internado numa Clínica Veterinária pois vinha muito doente, magro e sujo. Agora está a recuperar e a engordar. É muito meiguinho, dá muitas turrinhas e ronrona muito!
Fica muito contente quando tem visitas porque é um animal muito carente!! Come que se farta e não é nada esquisito, gosta muito de ração.
É um doce de gato que merece uma segunda oportunidade e uns futuros donos que lhe possam dar uma vida muito feliz que o faça esquecer o que passou durante este ano de abandono.
O TANGERINA é um gato FIV positivo (consequência do tempo em que esteve na rua com outros gatos vadios) e terá que viver em apartamento, livre de infecções e perigos da rua. Pode durar muitos anos ainda, só precisa de cuidados e de muito carinho, pois é incrivelmente carente.
Ele já está há 3 semanas na clínica veterinária fechado numa box pelo que se não o poder adoptar mas se tiver um cantinho onde o possa receber nós procuramos neste momento uma FAT para ele .
Por favor, se conhecerem alguém especial para cuidar do Tangerina contactem-nos!
Tlm Joana: 913018391
Mail Fátima : fabriropt@gmail.com

10/05/10

Olha que coisas mais lindas mais cheias de graça...

Cu-cu, eu sou a Noema e sou muito pequenina, já estive internada duas vezes porque não comia a papinha toda, mas agora já me porto melhor.
Eu sou a Dalila, a mim têm que me tirar a comida da frente se não como tudo.
Eu sou a Fenícia, digamos que sou o meio termo, nem como pouco nem demasiado, sou mais moderada, a Dalila não tem maneiras e a Noema é uma lingrinhas, por isso se diz que no meio está a virtude.
Eu não tenho nada a ver com estas miúdas, sou da família das quatro estações, já deram a Primavera, o Verão, o Outono e fiquei eu, claro, o Inverno, não sei porquê porque sou bem mais giro que os meus irmãos, mas vá-se entender os gostos destes humanos, acho que é por não ser muito fotogénico.
Olhem aqui nós todos juntinhos, ai que saudades...
Mas agora só restamos nós quatro, A Noema, a Dalila, a Fenícia e eu, o Inverno.
Elas são tão giras que eu às vezes não sei para qual me virar.
E muito unidas também, fazem tudo juntinhas. Comem juntas,
...dormem juntas,
E... bom, este video dispensa palavras.

video

Contactos para adopção: Fátima Castro
Tlm.: 917512323 E-mail: mfcastror@gmail.com

03/05/10

Nuvem

Olá a todos..eu sou a Nuvem! Foi uma menina de 9 anos que me deu este nome. Ela disse que as minhas manchas brancas pareciam nuvens :)

A minha história é triste como quase todas as que aparecem aqui..pois estamos todos a pedir o mesmo: Um lar!

Nunca imaginei que um dia teria de pedir novamente uma casa para morar..realmente a vida troca-nos as voltas.

Eu já tive dono..sim! Mas entretanto, sem me dizer nada, decidiu emigrar deixando-me numa casa com mais 7 gatos e 4 cães..que me maltratavam e agrediam-me todos os dias..deixei de comer...caíu-me o pêlo..fiquei muito infeliz.

Até que apareceu alguém que me tirou daquele sufoco. Neste momento, estou a recuperar numa casa onde me dão carinho, comida e conforto. Mas ainda não é aqui que eu vou poder ficar porque aqui há muitos felinos ( mas estão afastados de mim). e também estou fechada num escritório... e a vida assim não tem piada :) eu adorava poder andar livremente numa casa!!

Por isso pergunto: Há por aí algum espacinho para mim? Sou muito calminha, meiga, adoro colinho e ronrom e só quero que nunca mais me abandonem.

Já estou esterilizada, vacinada e desparasitada. E gostaria muito de me dedicar só aos meu donos pois só tenho más recordações de convívios felinos e caninos."

Prometo ser uma companheira para a vida:)







contactos para adopção:
915600629
colorida@gmail.com