O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

12/10/06

A Irmandade do funil

A coriza, vulgarmente designada por "constipação dos gatos), é uma situação responsável pela cegueira e mesmo morte (os gatos, sem o sentido da visão e olfacto, deixam de comer) de uma grande percentagem de ninhadas inteiras, de rua.
Pois este ano, o nosso grupo tem-se deparado com imensos gatinhos bébés recolhidos por nós, que estavam já com coriza avançada. Estão a ser tratados, é claro, que passa por, para além de antibiótico (para evitar infeções bacterianas mais graves) e gotas para os olhos, também por usarem o famoso "funil", que evita que eles cocem os olhos, ferindo-os e até provocando úlceras. Outra técnica utilizada quando já existe úlcera, é cozer os olhos durante umas semanas, para evitar maior contaminação e "descanso" dos olhos afectados...
Apresento-vos os nossos "irmãos" no infortúnio (eles odeiam ter aquilo na cabeça) :

A Cátia, gatinha minuscula, encontrada juntamente com uma irmã, dentro de uma caixa de sapatos. Um dos olhos já com úlcera, vai estar 3 semanas com o olho cozido, a ver se salva a visão. É uma bem disposta, desafiando tudo e todos para a brincadeira.

O Athos e o Portus, 2 dos "4 Mosqueteiros". Gatos doces e meigos, adoram subir para o meu ombro, fazendo-se passar por papagaios no poleiro. O Athos entretanto já ficou bom e já foi adoptado. O Portus ainda vai precisar de mais uns dias de tratamento.



A Filipinha (tigrada)e o Kafka (preto e branco). Encontrados há poucos dias, sem se mexer, com os olhos colados de tanto pús. O Kafka teve de cozer os 2 olhos, também durante 3 semanas, pois as úlceras já eram profundas. A Filipinha é uma "minhó" deliciosa, que em poucos dias melhorou bastante.

Todos estes gatinhos estão em casas de membros do grupo, separados entre eles e separados de outros saudáveis, para evitar contágios.

4 comentários:

Anónimo disse...

:( espero q se ponham bons depressa e arranjem 1 casinha rapido rapido. beijinhos e muitas turrinhas

Kuska disse...

Tadinhos dos bichinhos. Espero que o esforço seja gratificado por estes meninos todos. Desejo que todos eles fiquem bons e sejam adoptados por bons donos.

NINA,ESTRELA E PITTY disse...

--------_,=.=,_
------,'=.-o---`\___
-----/---o\--(0-----D
----/-o----\---- ___/
----|----O--|-----\)
---',o---_/--o .--'------Mandei meu
-----`"`;-O--(---------cachorrinho
----------[[[[]]_..,_----para te proteger
--------/--.--""``\\----e morder quem
------.'-O------.\,,|| ---- te deixar triste,
(---.'------""`|-`""`---- ou ousar
|\-/--O--o---__|------magoar vc!
-\|-o--.-'----`\--------Bjos
--\-_-o---O----| pra vc!
---(---o---.-'--)
----`""""""""`
BOM FIM DE SEMANA
MIL BEIJOS

Anónimo disse...

:'( As melhoras dos minhaus.