O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

29/01/12

Dois gatos... um destino

O Tiago e o Jonas têm histórias muito parecidas e muito pontos em comum. E esperamos o mesmo final feliz, daqui a umas semanas... que é serem adoptados :-)
São ambos gatos jovens adultos, pretos, ambos viviam em ruas movimentadas e ambos tiveram o mesmo azar: Foram atropelados :-(. Mas tiveram igualmente sorte, dentro do azar. Houve pessoas que não ficaram indiferentes ao estado deles e nos ligaram, a pedir ajuda.
O Tiago não se mexia, levamo-lo ao veterinário, onde se verificou que tinha não uma, mas 4 fracturas na bacia, o que lhe provocava dores incríveis. Foi medicado e decidiu-se tentar a recuperação "só" com repouso, em jaula fechada, para evitar movimento. Vai ter de estar assim durante pelo menos 1 mês. Podia-se ter partido logo para cirurgia, com colocação de vários ferros e parafusos, mas para além do preço muito elevado e dum pós-operatório igualmente demorado, o vet. decidiu tentar que as fraturas se curem por si só.
Coloquei umas setinhas, que mal se vêem, nos locais de fractura.
Agora, já está muito bem instalado em casa da Susana C, a sopas, descanso e muitos mimos. Uma óptima noticia é que, mesmo com muitas queixas de dor e esforço, já vai sozinho à areia. Ah, gosta de festas na barriga :-))) e come muito bem.
Um pormenor... o Tiago já teve algum dia dono, pois tinha colocada uma coleira de pulgas, mas já muito velha e que inclusivé o estava a magoar no pescoço. Foi então abandonado :-( ou seria gato que viria à rua e fugiu.

Agora, o Jonas. O Jonas estava deitado na beira de um passeio de uma rua super movimentada. Uma menina viu que ele tinha uma pata muito ferida e chegou-se a ele. E pronto, o Jonas levantou-se e começou a pedir mimos e a seguir a menina, inclusivé tendo atravessado a rua atrás dela. Como ainda há gente preocupada, ela pegou no gato ao colo, foi a casa buscar uma transportadora, tentou ir a uma clinica veterinária perto, que estava fechada e depois ligou-me, aflita pois tinha de ir para as aulas e não sabia o que fazer.
Lá o fui buscar e o Jonas veio o caminho todo, a amassar, só de olhar para mim e a dar turras na porta da transportadora :-)No vet., teve de ser sedado para limpar a ferida da pata traseira, que já tinha tecido necrosado e espalha-se até ao osso. Aproveitou-se para o castrar e fez um penso que terá de fazer curativo 3 vezes por semana. Tem infecção menor nas 2 patas dianteiras também. E rumou a casa da Mafalda, para a recuperação.
Aspecto da ferida, no penso de hoje - 30-01-2012 (apesar do aspecto, está a correr muito bem, com boa côr)
Daqui a umas semanas, ambos esperam por adopções responsáveis.

Adenda: O Tiago recuperou lindamente apenas com o repouso e já seguiu viagem para uma nova familia. Felicidades lindo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sabem quanto tempo têm estes gatos?

susana regina disse...

Ambos estes gatos são muito novos. Têm entre 1 e 2 anos de idade