O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

09/05/12

Salvamento a várias mãos

Quinta feira passada, recebemos apelo para um gatinho encontrado fechado num saco plástico na rua, à porta de uma clinica dentária.
Estava gelado, a Rute pegou logo nele e levou-o para o local de trabalho, onde muitas gente o procurou ajudar e depois entrou em contacto connosco.
Lá fui, com "kit" de sobrevivência (botija, mantas e biberon com leite de gatinhos). Deparei-me com um macho pretinho, de pelo farfalhudo, já a reagir, mas não quis mamar nada de jeito. O gatinho foi batizado pelas funcionárias, com o nome de  SMILE, por causa do local onde foi salvo.
Entretanto, ouvimos um miar desesperado que vinha de cima, de um terraço que, após quase 1 hora a tentar tocar a campainhas e a saber quem poderia lá ter acesso, soube que estava desabitado, mas com a ajuda inesperada de 3 futuras arquitectas ;-) que apareceram e se disponibilizaram a ajudar-me, descobrimos que pelas traseiras do prédio, levantando redes e andando por cima de uns muros...se conseguia chegar ao dito terraço. E lá foi a Maria e descobriu....uma bolinha de pelo linda de morrer, metida num canto, sozinha.
Em homenagem às minhas ajudantas  no salvamento desta gatinha, elas batizaram-na e ficou... a SIZA (do Vieira, estão a perceber? ;-) ).
O Smile e a Siza tinham cerca de 3 semanas, vinham muito magros e desnutridos. A Siza começou a recuperar logo muito bem, já com o Smile foi muito dificil alimentá-lo, pois ele recusava o biberon, foi necessário dar-lhe patê por uma seringa. E na segunda feira de manhã dei com ele quase inanimado, gelado, com vómito e prostado :-(. Fui de urgência para a clinica, onde foi diagnosticada uma gastroenterite forte. Foi posto a soro, medicado e colocado numa placa térmica.
As primeiras 24 horas foram difíceis pois a temperatura pouco subia e ele continuava caiidito. Mas de repente, arrebitou :-) hoje de manhã, a temperatura estabilizou, começou a berrar de fome e a chamar a atenção, muito activo e vivaço. Continua a não querer biberon, mas tem sido alimentado com sonda e amanhã em principio, terá alta. Virá com medicação, a precisar de muitos cuidados, mas esperamos que continue a melhorar e se junte á irmã Siza nas brincadeiras que ela já faz, como podem ver.
SIZA- Hoje

Actualização 11-05-2012
A Siza já está adotada :-). Irá para a sua nova casa dentro de umas semanas, fazer companhia à Lady, uma cadela super simpática de 6 anos.
O Smile recuperou muito bem e já foi adoptado :-)

4 comentários:

Anónimo disse...

A gatinha SIZA está para adopção? É da zona do Porto? PF contactem-me: hugomatos_313@hotmail.com ou 913320116

Anónimo disse...

Olá! Tb interessado em adoptar a Siza! Se puderem entrar em contacto cmg agradecia mt!
marcellonigro@me.com

Joana disse...

Também sou arquitecta e gostava tanto de adoptar a siza. Sou uma "madre tetesa felina", colaboro com algumas associações, temos já um filhote gato, castrado de 2anos. Infelizmente faleceu a minha sogra há poucos dias e para "aliviar" o sofrimento do meu marido gostava de lhe oferecer algo bom em que pudesse concentrar toda a alegria (sempre sonhou ter um gato cinzento)! (joanapereirasilva.arq@gmail.com)

Anónimo disse...

Ola! Tive um gatinho igualzinho à Siza que faleceu no ano passado.. tinha 10 anos.. Se fosse possível gostaria de a adoptar.. tenho muito amor e carinho para dar..e todas as condições físicas também. entrem em contacto para: carla_sss@live.com.pt