O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

27/05/12

Toda a ajuda possível para o Lancia

Amigos,
Por mais anos de experiência que tenhamos a resgatar animais de situações difíceis, a verdade é que existem sempre casos que nos deixam sem palavras e profundamente abaladas!
Este gatinho bebé que hoje vos queremos falar é um exemplo disso, pois na sua curta vida sofreu mais do que podemos sequer imaginar.
Não nos queremos debruçar muito no seu passado (o de total negligência e desumanidade), mas pretendemos focar-nos no futuro e naquilo que podemos fazer por este pequenino de agora em diante!
A este gatinho tão valente e bonito, quisemos batizá-lo com um nome de um clássico do automobilismo: Lancia. E só esperamos que ele venha a ser também um vencedor deste rally da vida!!!
A história começa com um apelo e o resgate de um gatinho num estado lastimável. A sua pata direita dianteira estava tão inchada e torta que este nem se mexia de tantas dores que tinha. 
Levamo-lo imediatamente ao veterinário às 11 horas da noite e ficamos a saber que se tratava de um abcesso que teve de ser lancetado de imediato. Foi das imagens mais impressionantes que já alguma vez vimos... Saiu mais quantidade de pús daquele abcesso que a quantidade de sangue que um gatinho normal tem a circular. O estado em que se encontrava um bichinho tão pequeno e frágil, deixou-nos muito abaladas. As dores que este animal deve ter tido ao longo do tempo em que esta infeção se alastrou no seu corpinho...
Após o raio-x ficamos a saber que nada estava partido, a pata estava torta como resultado da compressão que o abcesso fez sobre o tecido nervoso. O veterinário disse-nos que nunca tinha visto um abcesso tão grande numa criatura tão pequenina...
Obviamente que nada estava resolvido ainda. A temperatura corporal do Lancia estava muito baixa, além da profunda subnutrição e desidratação em que se encontrava. Ficou internado a soro, levou vários antibióticos e o veterinário disse-nos que se o não tivessemos levado imediatamente, ele não teria passado dessa noite. Mas as complicações espreitavam e passado poouco tempo, ele teve convulsões, sinal que a infeção já tinha alastrado :-(. O veterinário esteve com ele até meio da noite e felizmente ele estabilizou um pouco.
O nosso Lancia esteve 2 dias entre a vida e a morte, muito debilitado, sem se mexer e sem querer comer, para além de ainda agora haver o risco de terem ficado sequelas da lesão nervosa, por compressão. Estamos a lutar muito por ele e temos uma equipa fantástica connosco a tratar dele, mas como podem imaginar, as despesas com este gatinho estão a ser muitas e precisamos de toda a ajuda possível.
Precisamos do vosso apoio e energia positiva para ultrapassarmos esta batalha e fazer deste gatinho um guerreiro vitorioso!
Mas precisamos também de ajuda nas despesas médicas, que já são muito grandes, ainda mais na altura em que temos cerca de 25 gatinhos bébés à nossa responsabilidade e encargo O nosso NIB é o  0033 0000 45416645869 05 e pedimos que coloquem no descritivo "Lancia", para sabermos que se destina às contas dele.
A todos, pedimos que torçam por este pequenino :-)

5 comentários:

Denise disse...

Espero que ele se recupere.
(só não contribuo porque estou no Brasil e já sou madrinha de uma gata numa organização que cuida de animais carentes).
Torço pelo Lancia.
Bonito o trabalho de vocês !

Van Dog disse...

As melhoras, Lancia! (que bom que o resgataram e o estão a tratar. Acompanhado, cuidado e com mimo já está. Agora, que fique bom!)

Catarina Sousa disse...

É inacreditável a desumanidade muitas pessoas! Um dia pagarão muito caro por todo o mal que fazem aos animais!
Vou contribuir (não com muito mas com algum), pois tenho uma latinha na minha loja destinada a pedir ajuda para os animais.
Um grande bem haja para todas vocês!

Joao disse...

Há novidades sobre o Lancia?

Anónimo disse...

Torço muito por ele e desejo uma recuperação completa seguida de uma vida longa e feliz! O meu contributo já seguiu. Não é muito mas se todos dermos um pouco, já será uma grande ajuda! Cumpts, Cristina Santos