O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

19/08/10

Vip - uma história dramática! Precisamos de ajuda!

Fez ontem uma semana que recebemos um apelo dramático, e apesar de estarmos a rebentar pelas costuras e sem lugar para mais uma pulga e termos de recusar a maioria dos muitos apelos que nos chegam diariamente, este não pudemos deixar de atender - uma gata prenhíssima tinha entrado para um rent-a-car do aeroporto, onde tinha andado desorientada a largar um líquido branco, até se refugiar na casa de banho vip, onde ficou. Já noite, fomos para lá, convencidas que encontraríamos uma gata em trabalho de parto ou então com uma infecção uterina...

Chegamos ao local, e a gata recebeu-nos com olhos e miados altíssimos de pânico total e dores, mas entrou sozinha e sem problemas para a transportadora.

Seguimos de emergência para o veterinário, onde uma ecografia revelou bebés vivos mas com coração acelerado, já quase em sofrimento.
Foi então efectuada uma cesariana de urgência, da qual resultou o nascimento de 7 !! bebés. Infelizmente só se conseguiram ressuscitar 4. Desses 4 bebés morreriam 4 dias depois 2 deles :( Provavelmente a mãe passou-lhes ainda antes do nascimento sangue com infecção. Os outros dois fazem desde então antibiótico e estão bem, mas são seres muito frágeis que cada dia que passa é uma vitória...
(cesariana)


(Os 4 bebés que sobreviveram à cesariana após árduo trabalho de ressuscitamento)

(a mãe Vip acordada da cirurgia e os 4 bebés, mas não lhes ligou)

A mãe nunca ganhou leite nem nunca ligou aos bebés, o que não é de admirar... No início não reparamos no real estado dela, apesar de vermos pequenas feridas e placas no lombo e as patinhas em carne viva, mas com os dias a passar a real extensão dos ferimentos desta doce menina têm-se vindo a revelar, com a pele que vai caindo, e são verdadeiramente impressionantes! Toda a parte inferior do lombo está coberta de pele a morrer ou já morta, e este processo dos tecidos a morrer está ainda em progresso até ser possível ela começar a cicatrizar. Será um processo muitíssimo demorado e doloroso para ela.

Pela natureza dos ferimentos, queimaduras de abrasão, pensa-se que deve ter sido atropelada e arrastada, e provavelmente estaria já em processo de parto e o acidente terá feito o parto parar... Sem cesariana morreriam bebés e a mãe.

(No dia seguinte à cesariana)

(Feridas a abrir no 3º dia após a cesariana)

( Hoje, 8 dias após a cesariana)


A Vip é incrivelmente corajosa, e está sempre quietinha mesmo nas limpezas mais agressivas, e a única coisa que faz é ronronar sempre, muito alto. É muitíssimo dócil para a situação em que se encontra.
Precisamos muito de todas as ajudas possíveis, para a recuperação dela. Estamos de novo com conta altíssima no veterinário para pagar, não só dela, mas de outros casos complicados que temos tido, mas esta menina vai demorar ainda muito a recuperar, e não temos capacidade sozinhas para estas despesas todas.
Precisamos também de todos os pensamentos e energias positivas que possam enviar para a Vip e para os dois bebés que sobrevivem amamentados a biberão, o Haiti (tigradinho) e o Brasil (amarelinho) que cada dia que passa lutam para continuar a sobreviver!




NIB 0033 0000 0000 173093210

20 comentários:

sibilunacrafts disse...

que história terrível... tadinha da Vip, que destino trágico, e que horror essas feridas!!!! eu não posso ajudar em muito, mas posso fazer um pequeno donativo. vou mandar mail.
boa sorte Vip e meninos, vocês vão conseguir recuperar!!!!!! ******

Cristina disse...

estou horrorizada com as feridas, tadinha da Vip, está a sofrer imenso. Esperemos que comece a recuperar das feridas e que os gatinhos também tenham sorte :)

Joana Leite disse...

Gostaria muito de ajudar com um donativo, meu email, joanasrl@hotmail.com

alex disse...

Que trabalho fantástico que fazem. As melhoras para eles!

Joana Leite disse...

Ola, Ja fiz o meu donativo, espero que dê para ajudar.

Tânia disse...

Obrigada Joana e todos os que se têm movido para ajudar esta familia.
Bem hajam!

Anónimo disse...

GOSTAVA DE SABER COMO SE ENCONTRAM OS BÉBÉS PARA PODER AJUDA-LOS.

Unknown disse...

Bom dia Anónimo,
os bebés têm hoje 10 dias, estão a ser alimentados a biberão e estão bem, fazem antibiótico até amanhã. Ainda são muito frágeis...

Anónimo disse...

Dói o coração pensar no sofrimento desta gatinha, mas ela é uma corajosa e, além do mais, tem-vos a vocês como anjos protectores. Vai tudo correr bem !
Amanhã segue uma ajudinha.
Beijos,
Atlantic

Anónimo disse...

As melhoras para esta tigradinha de olhos de mel!!! Vou fazer um pequeno donativo! Q fique bem e que arranje um doninho 5*
carlaportuense@hotmail.com

Marisa Magalhães disse...

É de louvar atitudes como esta. Sei bem o qt custa, n só monetáriamente, mas principalmente o quão doloroso é tratar destes animais... pq eles n entendem q é p o bem deles q os fazemos sofrer! Eu n tenho qlq formação na área mas simplesmente adoro animais e n suporto vê-los abandonados e n fazer nada. Recentemente vi-me em mãos c 5 ninhadas de ao todo 27 gatinhos, uns c infecções q alastraram aos irmãos. Conseguiram sobreviver 15. 2 foram já adoptados, 6 já estão a ficar crescidos e ng os quer apesar dos 3/4 meses q têm e aparentarem menos ainda. 7 estão ainda a aprender a comer. Tb tive q os alimentar a biberão e por vezes c uma seringa, á força para q sobrevivessem. Chorei mts vezes a fazê-lo e mais ainda qd n valeu a pena. Apesar de tudo, o q mais me doi é imaginar q possam nunca vir a ter um lar e o carinho q merecem. A vós, obrigado por existirem

Anónimo disse...

Puseram-me a chorar. O que não interessa nada porque o que interessa agora é essa pobre gatinha com esses pobres gatinhos. Que horror de sofrimento! Que coragem tão grande para aguentar tudo! Mas que sacrifício enorme! Que dor! É horrível! É horrível, Deus ponha a sua mão sobre estes animais e todos os outros que sofrem de maneira desmedida.
Deus vos ajude a tratar de todos estes animais e ajude o mundo a ser melhor para todos o mais depressa possível.
Que nenhum mais tenha que sofrer coisas horrorosas destas.
Chocada. Mesmo mesmo chocada. Ainda bem que há anjos como vocês. Bem hajam.
As melhoras milagrosas para esse anjo em forma de gata.

Ruiva disse...

Acabei de vos enviar um donativo de 50€. caso precisem de mais alguma ajuda, digam.

Cristina disse...

como estão a gata mão e os bébés? Espero que melhor ! Muita energia positiva

Raquel disse...

Olá. Desde mais dou os parabéns pelo vosso trabalho. espero que os gatinhos fiquem bem. Vou divulgar a informação para conseguirmos obter mais ajudas!.

Parabéns. e boa sorte bichaninhos, vai tudo correr bem. Muita força** Raquel

Unknown disse...

Muitos parabens pelo trabalho! Fiz um pequeno donativo.

who's yo' mama?! disse...

Estou de lágrima no olho... A Vip é uma lição de vida!

Mal possa, vou ao MB fazer um donativo (pequenito, mas cheio de força para vocês e para a mãe e os gatinhos!), e vou participar também no vosso leilão.

Eu própria tenho duas gatas cá em casa que foram trazidas da rua (uma das quais não teria sobrevivido se não a tivéssemos logo levado ao veterinário), e sei bem o quão caro todos os cuidados podem ser. Mas também o quão incrivelmente gratificantes são os ronrons e a companhia delas :)

Beijinhos para vocês e obrigada pelo "trabalho" que fazem.

Anónimo disse...

Olá. É gratificante ver que há muita gente que se preocupa com estes animais que pairam abandonados.. gostava de ter possibilidade para fazer o mesmo! Nao posso contribuir monetariamente mas desejo-vos o melhor e envio energia positiva para todos! E veterinarios amigos destes bichos? tambem deve haver... e poupavam muito em veterinarios se os tivessem na vossa "organizaçao", apenas teriam despesa de medicamentos se assim fosse! Espero que esses, que supostamente sao os que mais amam os animais deem o seu enorme contributo! Obrigado por existirem!

Orange disse...

Sou madrinha do Mario e em nome dele continuarei a mandar a mesma quantia que será para a Vip enquanto precisar.Tenho a certeza que o nosso Mario vai gostar que agora eu tambem seja madrinha da Vip.

Sú . disse...

Gostaria de saber se têm algum gatinho bébé para adoptar. À cerca da uma semana trouxe um gatinho com cerca de um dia de vida do contentor do lixo. Os seus irmãozinhos já estavam todos mortos, e ele era o único espevitado e lutador. Trouxe-o para casa, era todo branquinho e à dias começou a abrir os olhinhos. Estava super bem, era gordinho e era alimentado por biberão com leite apropriado para ele. Hoje de manhã faleceu, do nada.
Queria muito poder adoptar um gatinho com pelo menos 1 mês de vida.
se me puderem ajudar..
Os meus cumprimentos.
susanaribeiro.mf@hotmail.com