O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

27/06/07

Joe Little e Mr. Big

Pensava eu que a minha saga com ter gatinhos a precisar de biberon, estimulações, botijas,etc,etc, já tinha terminado por este ano. Puro engano!! De ano para ano, a época das ninhadas se prolonga mais. Os 1ºs gatinhos bébés vieram para cá dia 9 Março http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=20316143&postID=8134596005184931269

(e a partir dai não parei mais de ter gatinhos diferentes ainda a precisarem de muitos cuidados e tempo), estamos a meio de junho e ainda apareceram mais estes.
Quinta-feira passada ligaram à Fátima Castro, a pedir ajuda pois apareceram estes 2 gatinhos, dentro de um saco plástico, num quintal de uma casa abandonada. O que os salvou, é que um deles miava desesperadamente e ouviram-no. Qual o objectivo e como é o coração de quem é capaz de fazer semelhante coisa, será para nós sempre um choque :-( , por mais vulgar e frequente sermos confrontadas com estas atitudes de se enfiar num lado qualquer (contentor lixo, sacos,ecopontos), seres vivos que, deste modo são não só abandonados, como deixados para ter um morte horrivel. Enfim, desabafos...
Como quase sempre, em situações de gatos a precisarem de cuidados ao longo do dia, eu sou a única que tem disponibilidade para tal, por isso lá vieram estas bolinhas de pelo, de 2 semanas de idade, cá para casa directos.
O Mr. Big, 245 gr de gatinho branco peludo, só com um tufito de pelo cinzento no topo da cabeça. Muito pachorrento e calmo

O Joe Little, 205 gr, pequenito, olhudo e super,super desenrascado e miento

Os 1ºs dias correram bem, era mais biberon, mais tampão nos ouvidos para aguentar os 55 miados por minuto do Joe quando estava acordado, mais banho por eles se sujarem todos com a ...coisa...que lhes sai pelo orificio de baixo (arghhh) ;-) Ontem de manhã, o Little Joe não quis mamar, à hora do almoço também não, teve diarreia e deixou de ser tão mexido. Forcei-lhe comida (é essencial nestas idades, mantê-los alimentados), pu-lo quentinho e ao fim tarde lá fui com a Fátima para o vet. Já estava um pouco desidratado. Levou soro, foram desparasitados, levou pica para ajudar o intestino e veio com indicação de lhe forçar a alimentação de 3-3 horas (um patê novo próprio para recuperação, que temos usado nestes casos e que é óptimo, pois o leite forçado pode ir para os pulmões e ainda é "pior a emenda que o soneto") . À noite ainda não queria comer (lá foi seringada de recovery) mas já se ía mexendo mais e...começou de novo a miar :-))

Aqui, o Charlie com ar de irmão mais velho, preocupado com o pequenote

Deitei-me com coração apertadinho, com medo de como o iria encontrar de manhã. Mal me levantei e eles me sentiram, aparece-me o little Joe a miar e nos seus passinhos de gatinho de 3 semanas, veio até à cozinha. Agarrou no biberon e bebeu o leite por vontade própria de novo. Depois já andou a explorar, principalmente ver de que é feito o Charlie, que é outro pendurita cá de casa (já agora, este está prontinho para ser adoptado...se alguém se quiser habilitar a um gatinho preto de 7 semanas, meiguinho, saudável e muito brincalhão). O Mr. Big também está muito bem e é mesmo um peluchinho!!



6 comentários:

Anónimo disse...

O que faz falta são pessoas como tu (e como os teus "colegas" de blog) com um coração GRANDE!

Continuação de bom trabalho. Também já criei a biberão gatos bebés e sei bem o trabalhão que dá, embora seja altamente compensador :)

Anónimo disse...

Ola!
também eu tive um experiência semelhante..Encontrei num saco de plastico 4 gatinhos recem nascidos ainda com um cordao umbilical...e na lixeira...Gente capaz de cometer tal acto devia ser punida,mas a lei portuguesa...Enfim boa sorte para os gatinhos!!!
abraços,
Eurico

Anónimo disse...

..ena que bolinhas de pelo com sorte...encontraram uma mae tao dedicada :)...e vao ser os fortalhaços daqui a umas semanas..qto as ninhadas este ano nao param d crescer e ta cd vez + dificil arranjar donos pois esta altura do ano e mt complicada...desejo boa sorte a estes pequenotes..

Sonia Pereira disse...

Ai, estou toda derretinha ;-)

Que fofuras - todos 3 - mas esse Charlie! Adoro pretinhos!
Sónia Pereira

Anónimo disse...

Sou uma amante de gatos... e tenho pena d não ter mais espaço disponivel... tenho um cao um gato num apartamento... e moro com os meus pais..uma população muito elevada para uma casa tão pequena mas há um ano não cosegui resisitir e adoptei o meu gato... o meu Ramsés II...hoje é a alegria da casa e uma companhia fundamental para o meu cão que ja é muito velho... nunca percebi a rapida adaptação mas penso que personalidade "faraónica" do Ramses influenciou a veneração k o meu cão tem por ele... oferecendo-lhe sempre a sua cama e indo dormir para o chão... bem...quero agradecer-vos o esforço e continuarei atenta aos desenvolvimentos... beijinhos e Vamos lá salvar gatinhos.... Miauuuuu

Anónimo disse...

Sei que já disse isto muitas vezes, mas continuarei a dize-lo ainda que a voz me doa ;)....vocês são LINDAS, MARAVILHOSAS, seres humanos ÚNICOS! :) E mais nem preciso dizer :o)

Um beijinho mega-gigante e miminhos para essas ternurinhas!

Isabel ;o)
(bel_belinha2006)