O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

12/06/08

A montanha que pariu um rato? Nada disso. O esgoto que pariu um gato!!!

Está-me a ouvir? Bombeiros do D. Tonho? Ontem o restaurante D. Tonho na Ribeira do Porto mais parecia uma corporação de Bombeiros :). É isso mesmo, um bom número de funcionários do restaurante abdicou da sua hora do almoço para fazer parte de uma operação de salvamento de uma gatinha que tinha caído num cano de esgoto.
Tudo começou quando ontem, a meio da manhã, desci do meu gabinete e ouvi um miar insistente, de um gatinho bebé, que vinha das traseiras do refeitório do pessoal que fica no 1º andar do restaurante. Voltei a subir para ir à janela de um gabinete que dá para a rua do túnel da Ribeira e continuei a ouvir miados desesperados.


Estavam lá em baixo dois trolhas a trabalhar, que me disseram que era um gatinho que devia ter caído pelo esgoto já que o miar parecia vir de lá, o que facilmente confirmei quando me desloquei ao local.

O tubo era muito estreito, aproximadamente 7 cm de diâmetro e pelo menos 70 cm de profundidade. Quando finalmente conseguimos uma lanterna não logramos ver o bebé porque o tubo fazia uma curva.

(tubo onde se meteu a gatinha)
(garrafa de 33 ml, para terem ideia do diâmetro)
A ideia inicial de um colega foi atirar um balde de água pelo cano onde o gatinho caiu, e apanhá-lo na caixa de esgoto da cozinha do D. Tonho, já que era aí que passava o tubo e havia espaço suficiente para se colocar lá alguém para apanhar o gatinho que, relembro, caiu na rua num piso acima e seria empurrado pela pressão da água, no entanto quis deixar essa opção como última escolha já que não fazia ideia do tamanho dele e receava que não se salvasse se fosse muito pequenino ou se magoasse muito na "viagem".

(tubo de esgoto da caixa por donde saiu)
Mas depois de hora e meia a tentar todas as maneiras e mais alguma para tirar o bichinho de lá não nos restou outra alternativa. Fizemo-lo com o coração muito apertadinho, mas teve que ser, se se salvasse era o nosso dia, se corresse mal pelo menos reduzíamos a agonia do pequeno já que estaria condenado a morrer lentamente à fome.
(parte de baixo da caixa do esgoto)
Mas salvou-se, :) é uma menina e chama-se ODISSEIA, pois… e tinha que se salvar, claro, porque colaborou na operação de resgate o D. Tonho em peso, foi o pessoal da cozinha, foi o pessoal da sala foi o pessoal do balcão, um espectáculo. Eram uns lá fora onde a menina caiu, eram outros nas escadas a comunicar instruções, eram outros no r/c na caixa do esgoto, aquilo parecia mesmo uma Corporação de Bombeiros. :)

(montagem, ela saiu a escorrer água, coitadinha, :( para terem ideia do esforço da pequenina para passar por um tubo tão estreito, arrastada por água a alta velocidade)

(Odisseia... gatinha lutadora e com uns pulmões...irraaaaaa :))

Tenho muita pena de não ter tirado fotos no dia, porque era digno de se ver, eu com ela ao colo a secá-la no secador de mãos e todos à minha volta a olhar para a menina como se fosse Deus, :) mas ficam aqui umas tiradas hoje com alguns dos “bombeiros” :)

(local onde se encontra a tampa do esgoto por donde saiu a gatinha) (nos braços do seu futuro dono)

21 comentários:

Tânia disse...

Uma verdadeira Odisseia com um fim feliz :)
Parabéns!

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo sucesso e pela perseverança!!!

Joana disse...

Bolas, que maluqueira! Ainda bem que era uma cozinha recheada de gente boa! Que sejas feliz Odisseia! :)

susana feijóo disse...

1 só momento e final como este faz valer a pena todas as ocasiões em que nos sentimos a desanimar.
Eu fui conhecer hoje o local desta aventura e digo-vos...foi um milagre tudo isto: a gata ser do tipo "voz grossa", a Fátima tê-la ouvido, a gatinha ter-se safado e sem qualquer ferimento. O trabalho de equipa, seja onde e como fôr, compensa muito :-))

Anónimo disse...

Felizmente ainda existem humanos com vontade e desejo de salvar as vidas daqueles que muitas vezes pouco ou nada podem fazer por eles próprios.
Felicidades para todos.
Grey, Ninja e Briel

Anónimo disse...

ATÉ ME ARREPIEI!!!!

incrivel!!!!

isto merecia uma reportagem na TV!!!

FINAL FELIZ

Anónimo disse...

Puxa, parece milagre? Nunca vou esquecer o restaurante D. Tonho e os seus colaboradores. Nem toda a gente seria sensivel ao sofrimento desta gatinha. Bem hajam!

Sónia disse...

A isto é que se chama o verdadeiro trabalho de equipa. Muitos parabéns por tamanha Odisseia!

Anónimo disse...

Muito obrigada a todos os que ajudaram no resgate desta menina.
Próximos jantares de empresa/aniversários, não duvidem: D. TONHO!!!e nem pestanejo.

fabriro disse...

E a Odisseia é linda :))) Grande sufoco que valeu bem a pena!!

Unknown disse...

É de arrepiar memso, aquele túnel, só de imaginar!! Mas que bem que sabe ler o final feliz :) O texto ficou espectacular, mais empolgante que muitas reportagens de jornal :) ;)

Anónimo disse...

Palavras para quê!!! Quando todos ajudam não custa.
Parabéns a todos e um beijinho com muito carinho para a Odisseia (que diga-se de passagem é linda de morrer).
Mookie+Kalani+Lee

Anónimo disse...

Absolutamente fantástico, esperança e empenho de tds q participaram neste resgate. Um bem haja a tds essas pessoas e muitas felicidades à grande bichaninha Odisseia e à sua familia.

Anónimo disse...

Que grande aventura. Ainda bem que aconteceu ai...Se fosse noutro lado, sem uma Fatima para houvir um miau..nao sei nao...
É tao linda. Boa sorte Odisseia..

Anónimo disse...

Que grande aventura. Ainda bem que aconteceu ai...Se fosse noutro lado, sem uma Fatima para houvir um miau..nao sei nao...
É tao linda. Boa sorte Odisseia..

Maria Couto disse...

Realmente merecia mesmo uma reportagem na TV e em horário nobre. Boa Sorte para ti Odisseia e Parabéns à equipa de "Bombeiros"

Anónimo disse...

...São ODISSEIAS destas que enchem os nossos dias, preenchem os nossos corações..Um bem haja a toda a equipa pela nobreza demonstrada no resgate...Um bem haja à Fatima por não ser como O Mozzie :)... e eu ouvi bem os pulmoes desta piquena ja ela ia no carro sâ e salva :)...Parabens :)...

Porto d'Aromas disse...

Que grande aventura. Que bom que tudo acabou bem. Esta foi mesmo uma gatinha cheia de sorte, cruzou-se com muita gente boa e decidida a salvá-la ;))
Beijinhos

Su disse...

Que bom, saber que há gente boa, disposta a parar com tudo para salvar e lutar pela vida de outrém. Fico super feliz pela jovem Odisseia e desejo que tenha uma vida plena de felicidade e sem sobressaltos:)

Anónimo disse...

Oh, fiquei tao comovida! é realmente impressionante a forma como os animais conseguem resistir às maiores adversidades!! :) espero que o resto da sua vida seja bem sossegada e sem aventuras deste género! Felicidades Odisseia! *

Isab disse...

D. Tonho, conheço. Já lá fui, almocei muito bem e fiquei muito bem impressionada. Hoje, ainda mais. Viva o pessoal "bombeiro" de empréstimo junto por uma boa causa! E, claro, felicidades para a Odisseia. Turrinhas das minhas 3 gatas para ela.