Há cerca de um mês recebo um telefonema duma conhecida porque tinha encontrado 3 gatinhos recém-nascidos e não sabia que fazer.
Não havendo lugar livre no Grupo para os recolher encontrei-me com ela e expliquei-lhe os cuidados a ter. Ficou de os alimentar a biberão de 3 em 3 horas e após visita ao veterinário confirmou-se uma constipaçaozita. Iniciou-se busca por uma gata-mãe porque as hipoteses dos miudos aumentavam exponencialmente caso encontrassemos uma.
Passados uns dias deparei-me com esta situação: uma gata que tinha uma ninhada de apenas 2 gatinhos com 10 dias e um deles encontrava-se em muito mau estado como podem ver na foto.

O agora baptizado de Yoda tinha uma subnutrição extrema que o fez começar a perder as extremidades: nariz, orelhas, cauda e para além disso tinha acromegalia (aumento dos membros) que era evidente numa das patas por ter o dobro do tamanho das restantes.

A sua mãe embora fizesse de tudo para o mimar e tratar mais não conseguia. Das 6 mamas 5 estavam inflamadas e apenas uma tinha leite suficiente. Tendo 2 crias imagina-se a dificuldade.
Contactei a pessoa que tinha os 3 orfãos e decidimos juntar todos. Assim dar-se-ia leite aos 5 por biberão, iniciava-se tratamento ao Yoda, alimentava-se e tratava-se da mãe e esta só ajudaria a tratar dos miudos lambendo e mantendo-os quentinhos.

O Boguinhas (um dos orfãos) mal sentiu o calor duma gata mãe enroscou-se nela e adormeceu ronronando pela 1ª vez. Tem um feitio excelente e adora dar a barriguinha.

O Tiago (2º orfão) adormecia em qualquer colo e habituado ao biberão sonhava pondo a linguita de fora a sonhar com a tetina eheheh

Foi enternecedora a reacção da gata mãe quando lhes juntamos os 3 orfãos. Aceitou-os como seus e mesmo tendo dores pôs-se logo em posição para eles mamarem. Nem imaginam a felicidade dos 3 orfãos por sentirem um calor maternal.
Após 1 semana de cuidados, a gata mãe já tinha leite em abundância e o Yoda foi lentamente recuperando podendo agora dizer-se que está fora de perigo.
De momento esta super mãe tem a seu cuidado 5 gatinhos: 2 filhos biológicos e 3 adoptivos.
Estão todos bem e em breve precisarão duma casinha ;)