O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

19/03/10

Não desista à primeira.


Quando há cerca de 6 anos me iniciei nesta vida felina, chamemos-lhe assim, fazia parte daquele triste, mas infelizmente enorme, grupo de pessoas que acham que os gatos são independentes, falsos, traiçoeiros e outros tantos adjectivos que em nada abonam a favor da sua fama.
Porque sempre tive animais sentia muito a falta deles e quando decidi adoptar um, que se encaixasse na minha nova vida de cidade/apartamento, devorei leitura sobre o tema e concluí o quão ignorante era relativamente a este fascinante animal, por isso sugiro que não faça parte daquele grupo e junte-se ao meu, informe-se, leia, fale com quem tem gatos, compartilhe informação, afinal estamos na era dela, porque não aproveitar essa facilidade?
Quando adoptar um gatinho não desista à primeira só porque ele é assustado por não o conhecer, ou porque fez as necessidades fora do caixote por estar desorientado, ou por miar à procura dos seus irmãos, imagine se os seus amigos não lhe tivessem dado uma segunda oportunidade só porque no dia em que o conheceram estava mal disposto, imagine só o diferente que teria sido a sua vida? Dá que pensar!!!
Quando um gato muda de ambiente, a maior parte das vezes já passou por muito más experiências com humanos e precisa de alguma paciência e muito carinho por parte de quem o adopta, se sente que não tem essa capacidade então talvez seja melhor não adoptar.
Se lhe disséssemos que os peludos assustados das fotos são hoje muito felizes nas suas novas casas acreditaria? Pode acreditar porque o são. E sabe porquê? Porque os donos não desistiram deles à primeira.
E você desiste facilmente ou é um "lutador"?






4 comentários:

alex disse...

Belo texto! Totalmente de acordo! São fascinantes. Cada gato é um gato. E, como dizes, é preciso dar-lhes tempo.

Pistaxa disse...

Olá, sou do Porto e adorooo gatos de todos os géneros e cores.
Actualmente ando a procura de um pequenino para ficar com ele.

Se souberes de alguma ninhada de alguem que os queira dar, avisa me ok?

beijinhos e voltarei aqui para ler de alguma novidade.

Anónimo disse...

Assino por baixo!!
Um animal só traz felicidade, por consequente torna o seu dono mais feliz :-))

Conte sempre comigo...Bejinhos***

Querias Saber disse...

Na primeira foto, há um gato laranja, com um ar assustadissimo e de que se meteria no primeiro buraco, à primeira oportunidade... Pois foi isso mesmo que aconteceu: o bicho, mal foi posto no chão lá de casa, encontrou um cantinho muito acolhedor.... debaixo do móvel da sala!
Foi necessária paciência, insistência, preserverança e amor, muito amor.
Não desisti e agora tenho um Kiko estupidamente bonito,de um laranja inacreditável que ainda adormece no meu peito enquanto ronrona como se não houvesse amanhã e que foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida.

Um grande bem-haja a todas as pessoas que fazem parte deste grupo que ajuda (sabe Deus com que custo, várias vezes) estes felinos.

Beijinhos,

Marta