O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

30/12/13

Um Eco que é um ponto!

Há gatos que se atiram para os nossos braços a pedir socorro. Foi o que aconteceu a uma de nós quando se encontrava num Ecoponto. Um gatinho apareceu muito doente e saltou-lhe para os braços a pedir auxílio.
Chamamos-lhe Eco :)
Um simpático gatinho de pelagem negra que se encontrava muito desnutrido e com as vias respiratórias muito obstruídas. O estado deste pequeno era muito delicado.
Durante o seu tratamento, dado que aparentava se encontrar imunodeprimido, verificou-se que o nosso pequeno Eco era surdo e fiv positivo. Este facto nada teria de especial, apenas o teve por o animal ter estado sujeito a abandono e subnutrição severa durante tanto tempo.
Já falamos sobre os mitos a respeito do fiv e do felv (ver aqui) e acho que no nosso meio as pessoas já se encontram bem informadas e percebem que todos os gatinhos merecem ser amados e que estes gatinhos apenas têm um sistema imunitário mais delicado. A maioria dos gatos com fiv e felv podem viver muitos anos sem quaisquer sintomas, pelo que esta nunca foi uma questão discriminatória para nós.
Esperamos que também não o seja para vós! E sobretudo, que não o sejam para o nosso pequeno Eco!!!
Para dar um lar com muito conforto, amor e cuidados ao Eco, escreva-nos para adotarbichanos@gmail.com

2 comentários:

Joana disse...

Sabia que com fiv é possível dar uma vida longa aos bichanos, mas com felv penso que seja mais difícil... Mesmo a nível de contágio, a felv não é muito mais perigosa?
Tenho uma gata e gostaria de lhe dar companhia, mas o meu maior receio é que o outro tenha felv. Voces testam todos os patudos ou só os que apresentam sinais?

Anónimo disse...

Ola Joana apenas testamos os gatinhos que apresentam sintomas que justifique os testes. O Eco foi estado para FIV e FELV sendo que apenas deu positivo para FIV. Pode ler um pouco mais sobre ambas no link no post do Eco. Este é um gatinho especial pois é surdo mas é um doce e da-se muito bem com outros animais como gatos, cães, coelhos :)