O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

14/01/14

Um apelo ao coração...

Há pouco tempo atrás, numa colónia de gatos silvestres que foi recentemente alvo da intervenção do projeto CED (capturar-esterilizar-devolver) depositaram, como se de lixo se tratasse, 10 a 12 gatos meigos num estado miserável...
Não conseguimos ficar indiferentes, como poderíamos???... E estamos a tentar reunir esforços para recolher todos os animais que lá foram abandonados. Todavia, encontramo-nos na situação forçosa de ter de vos pedir ajuda, porque não temos condições para os receber a todos.
Para quem já nos conhece, sabe perfeitamente que o Projecto Bichanos do Porto não é uma Associação e não tem um local próprio onde funcionar. Somos simplesmente 9 pessoas, iguais a tantas outras, com as nossas limitações, que tentamos fazer tudo ao nosso alcance para minimizar o sofrimento dos gatos que vivem na rua. Os gatos que resgatamos ficam em nossas próprias casas, ao nosso cuidado, para além dos nossos próprios gatos, para além da nossa família e dos nossos empregos.

Com isto pretendemos dizer que o que nós fazemos está ao alcance de TODOS. Porque a compaixão traduz-se num sentimento e numa acção. Não basta ter pena e cruzar os braços e dormir tranquilo.

Estes últimos dias tem sentido frio, certamente?... Os animais que se encontram na rua também o sentem...
Sabe o que é ter frio e fome ao mesmo tempo? 
E dores inexprimíveis? 
Sabe o que é arder em febre e estar ao relento? 
Consegue imaginar o que sentiria? 
Se consegue, então sabe exactamente o que um animal sente quando está na rua... E compreende porque existimos e porque não conseguimos ficar indiferentes...
E você, ainda consegue?

Os animais que abandonaram na colónia estão muito subnutridos e constipados. Neste momento foram recolhidos e encontram-se num anexo minúsculo, porque não temos onde os colocar para cuidar deles individualmente. Apenas três deles (os que se encontravam em pior estado) puderam seguir para a casa de uma de nós.
Estes animais precisam de uma razão para viver, precisam de cuidados próximos, de alguém que olhe por eles e lute pela sua recuperação. Se não lhes puder dar um lar definitivo, considere dar-lhes um lar temporariamente, enquanto recuperam, para que possam seguir para adopção mais fortes e saudáveis.
Mimá-los e agasalhá-los e tratá-los com muito carinho!
Levar a comidinha à cama quando se está doente, é tão bom e faz tanta falta quando não se tem forças!
E num instante, mesmo fraquinhos, parece que começam a ganhar uma nova alegria de viver!
Ainda que sejam umas amostras de gatinhos (um gato de 7 meses a pesar isto é chocante!)...
Um gesto de amor, faz tanta diferença!!!
Precisamos de FAT's (famílias de acolhimento temporárias) e de bons adoptantes, pessoas com corações gigantes que nos queiram ajudar, que os queiram ajudar a recuperar! 
Por favor... Como podem ser indiferentes?
Todo o esforço adicional que possamos fazer para com estes pequeninos recompensa em tudo, mas em tudo mesmo nas nossas vidas!... :)

Contactar: geralbichanos@gmail.com
Para adopções: adotarbichanos@gmail.com

Sem comentários: