O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

21/02/06

SOL + GATOS BRANCOS = PERIGO

Com este post gostaria, muito rapidamente, e em traços gerais alertar para os perigos dos gatinhos brancos apanharem sol. Ainda há muita gente que não sabe que uma grande percentagem de gatos brancos que ficam expostos ao sol diariamente, desenvolvem o chamado carcinoma espino-celular. As zonas de perigo são as orelhas, o nariz, as pálpebras e os lábios por serem zonas sem pigmentação e com pouco pêlo. Podem ler mais aqui: http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=268
Vem isto a propósito do “nosso” gatinho branco a quem eu chamo Romeu. Do grupo dos oito gatos abandonados no quintal faz parte um gatinho branco que vemos na primeira foto nos seus tempos “felizes” de sol.


O Romeu foi levado para castrar e na mesma altura foi-lhe detetado carcinoma nas orelhas. Tiveram que ser amputadas pela base :(

Aqui temos o menino que depois de recuperado e com o pelinho crescido vai ficar novamente lindo, aliás ele é um gato lindíssimo de cabeçona grande e olhão azul.
Este gatinho para já está numa jaula a fazer o pós operatório.
No final disto tudo, depois de recuperado o Romeu vai precisar duns donos 5**** que o protejam para sempre dos raios solares que tanto mal lhe fizeram !!

7 comentários:

R2K disse...

Hi from NYC :)

R2K

Rodrigues disse...

Uma das minhas gatinhas é branca. Por isso, eu, preocupada, perguntei à veterinária se a deveria privar ou não do sol de que ela tanto gosta. Ela respondeu-me que não havia nenhum problema desde que lhe aplicasse creme protector nessas partes de que falas. Tenho-lhe aplicado o meu próprio - factor 90 - que uso, aliás, o ano todo. Vamos lá ver se resulta...

Formiguinha disse...

Tomei a liberdade de copiar este post para aqui: http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/

****

fabriro disse...

Rodrigues o protetor pode resolver o problema sim. Se tiveres outros gatos terás que ter cuidado porque podem lamber o protetor e lá se vai a protecção ;) Acontecia isso com as gatinhas duma colega minha, aliás no narizito ela própria faz isso ....de qualquer forma no pico do verão e por precaução mais vale deixar a tua gatinha do lado da casa que não apanhe o sol do horário critico ;)

Rodrigues disse...

Obrigada pela ajuda, fabriro.
Tenho outra gata, sim. Por acaso, ela não acha piada nenhuma ao cheiro do protector que uso na branquinha e não o lambe - que sorte! De qualquer modo, quando começarem os dias de sol mais forte, na Primavera, desço os estores e pronto. Aliás, eu também não aguento o sol, por isso...

ANA ISABEL disse...

Obrigada por esta informação. Tenho um gatinho que adoptei, quase todo branco e que como todos os gatinhos, adora sol. Ainda bem que me avisaram pois ele passa mto tempo nas varandas.

Anónimo disse...

Gostava de ver o gatao.
Onde posso encontra-lo?