O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

25/06/07

Esperanza - Mais uma estrela no céu

Infelizmente a nossa lutadora já não se encontra entre nós :( A veterinária ligou-nos ontem por volta das 23.30h a dizer que a menina tinha falecido. Nada o fazia prever e a própria veterinária ficou bastante abalada... Estamos à espera do resultado da autopsia para sabermos melhor o que se passou com esta menina e assim que o soubermos dámos mais noticias. Obrigada a todos que como nós, desejaram que esta menina sobrevivesse a esta etapa tão dificil ... infelizmente foi uma batalha que não ganhamos :(

E aqui ficam as últimas fotos da menina, tiradas dia 22, Deus mandou-me visitá-la nesse dia, como se soubesse que seria a minha última oportunidade de a rever :((
Fatima Castro



Já recebemos o relatório da autópsia que transcrevemos:

Identificação do animal: Felídeo, europeu comum, cerca de 2 anos, branca e parda
Proprietário: Bichanos do Porto

Data do óbito: 19:30h do dia 24 de Junho de 2007
Data da necrópsia: 02:00h do dia 25 de Junho de 2007

Exame geral do cadáver

Apresentação do cadáver em decúbito lateral esquerdo. Edemaciação, e mau estado do pelo. Defeito de pele no membro anterior direito, presença de avulsão de pele e fractura exposta de tarsos no membro posterior esquerdo. Presença de áreas de tricotomia correspondentes a punção endovenosa/ cateterização nos membros anterior esquerdo na face anterior e posterior direito na face medial. Pele aparentemente mais fina do que o normal. Mucosas anémicas. Presença de vestígios de alimento parcialmente digerido na cavidade oral

Exame macroscópico dos órgãos
Pele e anexos cutâneos
Presença de duas praganas no tecido subcutâneo, na região abdominal esquerda .Fragilidade cutânea generalizada.

Cavidade abdominal
Intestinos com conteúdo reduzido, com presença de placas esbranquiçadas. Hepatomegália ligeira, presença de placa esbraquiçada no ápice de um dos lobos hepáticos. Pâncreas aumentado e congestionado. Rim esquerdo diminuido,dilatação da pélvis renal, apresentando pontos de adesão entre a cápsula e o córtex renal. Presença de várias áreas de enfarte, algumas das quais com projecção sobre a medula.

Cavidade torácica
Pulmões sem alterações dignas de registo Coração com dilatação do átrio direito, e com presença de várias áreas correspondentes a enfartes no átrio e ventrículo direitos.

Colheita de tecidos/orgãos para análise
Foram remetidas para análise histopatológica, a totalidade do rim esquerdo, uma amostra de duodeno e jejuno, assim como a totalidade do coração.

Conclusão
Lesões compatíveis com processos relacionados com sépticémia generalizada, insuficiencia renal aguda e amiloidose/ peritonite infecciosa felina. Diagnóstico conclusivo de causa de morte apenas com resultados da análise histopatológica dos tecidos colhidos

Faltam os resultados do laboratório que quando recebermos iremos colocar aqui.

20 comentários:

Anónimo disse...

:( nem sei que dizer...estava a torcer tanto por esta menina...

Deixo-lhe aqui um beijinho gigante. Acredito que agora ela está feliz e a dor passou a fazer parte do passado. Até um dia pequenina...jamais te esqueceremos.

Isabel
(bel_belinha2006)

Adriana disse...

:(((((((((((((((((((((((((((

Anónimo disse...

Linda, lutaste com todas as tuas forças... Envergonhaste muitas mães humanas...

Estava longe, mas sempre a pensar e a torcer por ti.

Descansa em PAZ!

Agora estás no céu dos gatinhos...

Anónimo disse...

É pá que tristeza! :(

Anónimo disse...

...oh...nao estava nada a espera...:( sei que estas coisas nao se prevêm mas custa tanto :(((...um beijinho para a lutadora que agradece tudo o que se fez por ela...

Anónimo disse...

Ela agora está feliz com toda a certeza!
Sónia Silva

Anónimo disse...

Lamento muito, tanto sofreu esta bichaninha, mas havia tanta esperança que recupera-se. Descansa em paz.
Não podemos desanimar, continuem com o vosso estupendo trabalho, e vamos continuar a ajudar.

Anónimo disse...

Fiquei sem palavras!!

Nunca pensei! achei que ia aguentar!

Anónimo disse...

:( Fiquei mesmo triste quando vi a notícia..coitadinha sofreu tanto..pensei que iria recuperar, parecia bem encaminhada :S Por vezes a vida é mesmo assim prega-nos partidas..
Descansa em paz agora pequenina :(
É dificil lutar e dp acabar por perder os bichinhos..força para vcs que ajudam..

Bjs

Lili

gatosecaes disse...

:(

estará certamente no Céu dos Gatos.
Onde não há carros nem maldade nem pessoas que viram a cara.

Anónimo disse...

Palavras para quê?
Quis o destinou que esta gatinha sofredora levassse consigo, antes de partir, uma imagem mais mais doce do ser humano.

Não nos deixemos ir a baixo

Bem hajam

Anónimo disse...

Descansa em paz pequenina...

Maria Lua disse...

Estava a torcer muito, muito por ela...
Esperanza para todos nós.

Unknown disse...

Até sempre Esperanza,com a certeza que deixaste muita gente com saudades tuas. Uma palavra de agradecimento as essas lutadoras que te proporcionaram um final de vida, com a máxima dignidade.

Monica disse...

A Esperanza está num local onde não a podem magoar mais :( Lembrem-se que pelos menos partiu rodeada de muito amor e não a sofrer numa rua qualquer... Ela nunca esquecerá que vocês não desistiram dela!

Anónimo disse...

A morte faz parte da vida; é difícil lutar contra ela, mas quando chega devemos aceitar. A dignidade na morte que vocês dão a estes animais é uma atitude maravilhosa e desejo que este projecto, ao qual vocês dedicam grande parte do vosso tempo tenha sempre pernas para andar, para poder continuar a servir de exemplo para os humanos, de como se devem tratar os nossos amigos de quatro patas. Na vida e na morte.....Coragem e não desistam!

Anónimo disse...

Fatima, ela estará sempre no seu coração e você no dela...tenha a certeza disso. Ela jamais equecerá o que fizeram por ela...

Um beijinho a todas e coragem!

Isabel
(bel_belinha2006)

Anónimo disse...

Olá a todos...Fiquei muito triste com a notícia... tanto estava a torcer para que esta lutadora vencesse..
Mas venho aqui salientar e agradecer o enorme carinho de uma amiga que fez um depósito de um valor significativo para ajudar a Esperanza apesar desta já não se encontrar entre nós a sua ajuda é preciosa.
Obrigada Mara, um beijo muito grande para ti...

sou gato, logo existo! disse...

:´(
é sempre triste
sem palavras
:´(

=^-^=

Anónimo disse...

Já se sabe alguma coisa dos resultados dos testes laboratoriais? Quanto tempo é que demoraram a sair? Os resultados foram conclusivos? Em que medida foram importantes para compreender o que aconteceu à Esperanza?

bjs

Manuela