O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

13/02/09

Quem dos meus "filhos" gosta, a minha boca adoça

Há já alguns anos que os Bichanos do Porto sabem da situação de uma senhora que foi acolhendo gatos em dificuldades e os tinha na cave da casa dela. Castramos alguns, arranjamos donos para alguns dos bébés que nasciam, mas era uma situação dificil de gerir pois estavam muitos gatos nessa cave, a senhora pouco colaborava na captura. Enfim...nada que a maioria das pessoas que ajuda os animais já não conheça.
Há cerca de 1 mês, fomos de novo contactadas pela senhora, pois a situação dela piorou muito. O marido está acamado e completamente dependente dela (alimentado por sonda), com custos de medicação muito elevados. Para piorar, o pouco trabalho que ela arranjava como costureira cada vez é menos.
E passou a não ter dinheiro para alimentar os gatos como sempre fez.

São, no total 19 gatos. 8 dela e que vivem em casa com ela (todos castrados) e 11 na tal cave, que até tem luz directa e condições "menos" más. Antigamente eles até podiam sair e entrar, mas ano passado apareceram-lhe uma quantidade deles mortos (envenenados) e agora ela optou por não os deixar sair.


Destes 11, faltavam esterilizar 7 (3 femeas e 4 machos)


E sem muita demora, passamos á acção e numa sempre feliz colaboração com a Associação http://www.animaisderua.org/, começamos a tratar da esterilização dos que faltavam, para acabar com as ninhadas naquela "colónia". Já só nos falta 1 femea :-)), enquantos os Bichanos do Porto têm ajudado na logistica do processo (pós-operatórios, capturas, boleias).

Macho e femea, castrados há 2 semanas


Femea p/b, eutanasiada quando ía ser esterilizada, com problema cardiaco( há 2 semanas)

Macho p/b castrado hoje

Macho castrado hoje
Para além disso, desde há 1 mês temos assegurado a alimentação deles, com donativos que vamos recebendo.
Para continuar este trabalho, precisamos de ajuda, nomeadamente:
- ração seca (pelo menos de gama média, para os manter saudáveis). Eles comem cerca de 25-30 kg por mês.
- Latas
- Desparasitantes :
. Advantage (a senhora usava frontline, mas eles continuam com pulgas e 1 deles até ficou careca com alergia à pulga)
. Internos (drontal, caniquantel, milbemax.)
Claro que também aceitamos e agradecemos donativos em dinheiro, e tratamos nós de comprar o que é preciso.

Ajude-nos a ajudar esta senhora que, apesar das dificuldades, nunca pôs a hipótese de abrir-lhes a porta e abandoná-los à sorte deles...só quer auxilio para continuar a cuidar deles, o melhor que pode e sabe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu comentei o anúncio dos dois gatos pretos. O meu comentário pode extender-se a este anúncio.