O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

24/01/07

A Estrela


A Estrela é uma gatinha de cerca de 6 meses a quem até agora a sorte não sorriu...
Não sabemos por que artes mágicas, apareceu abandonada no meio da rotunda antigamente chamada "dos produtos Estrela", ponto escolhido a dedo para um atropelamento quase certo, devido ao trânsito ininterrupto e caótico que lá passa a todas as horas.
Felizmente a Estrela não tentou atravessar, antes se deixou ficar à espera, quem sabe se o antigo dono não se tinha enganado e não a viria buscar daqui a pouco... talvez mais umas horas, e ele certamente viria...
No primeiro dia a Estrelinha ficou pois muito sossegadinha deitada na berma junto aos carros, à vista de quem lá passava, e assim foi vista por nós.
E sim, se por acaso passou há umas noites atrás na Rotunda AEP e viu umas maluquinhas a atravessar para lá e para cá a correr, esperando não ser atropeladas, eramos nós...
Ela entretanto fora entrando cada vez mais em pânico, e refugiava-se dentro de um buraco de esgoto, completamente inacessível para nós. Foram precisas 3 noites para ela entrar na armadilha, 4 dias que passou à chuva e frio, metida num cano de esgoto, em pânico crescente pela situação em que se encontrava...
A Estrela é surda, não sabemos ainda se definitivamente ou se por alguma razão temporária. Está neste momento internada lutando com sintomas contraditórios e um vírus muito grave. É uma gatinha muito assustada e traumatizada, mas que nunca esboçou nenhum ataque nem pôs uma unha de fora, antes se refugia no nosso colo ronronando a todo o vapor, e com uma carência por festas e contacto aflitiva.
Precisamos de todos os vossos dedos cruzados para que ela ultrapasse esta crise, e depois encontre o lar que precisa para se sentir de novo segura e amada!

17 comentários:

Sílvia disse...

Espero que fique boa depressa. Eu tenho em casa uma Minerva que está a precisar de companhia... mas ficarem as duas todo o dia sozinhas será boa ideia, já que ela precisa constantemente de contacto??

Anónimo disse...

Finalmente notícias da Estrela, de quem já ouvi falar por intermédio da Ana.
Espero que esta menina fique bem depressa.

Fatima disse...

Ó Silvia, ela não precisa constantemente de contacto, e se a levar num fim de semana etem 2 dias para ela se habituar.
Só há que esperar que fique "boa" e pronto :))

Anónimo disse...

Se ser "maluquinha" é salvar gatinhos da morte certa, é mesmo isso que eu quero ser na vida!;) Se calhar só digo isto porque apenas fiquei a assistir ao salvamento na "bancada" do meu Ford!;) Mas ver as "maluquinhas sénior" numa acção que parecia de filme, foi muito bom! Se precisarem mais vezes, não se esqueçam que estou cá para ajudar.
As melhores para a Estrela - espero que venha a ser feliz junto da Minerva!;)

Unknown disse...

Sílvia,

pelo que nos pareceu a Estrelinha gosta de outros gatos, pelo que uma casa com companhia felina seria óptima :). De qualquer maneira, ela ainda tem de recuperar... E acho que o excesso de carência passará quando ela se sentir segura e menos assustada, e quando for esterilizada!

fabriro disse...

Ana não assististe só ... olha que o sitio onde paraste o carro para nos recolher era pouco seguro ;) Foram umas noites de muitos nervos, mas felizmente com final feliz. Para ser um final feliz completo só falta a Estrelinha recuperar a 100%!!

Fatima disse...

Infelizmente a Estrela está muito mal, provavelmente não passa de hoje :(((

Fatima disse...

E Estrela morreu hoje às 11:40
Adeus pequena linda.

Sílvia disse...

Como está a Estrelinha?
Está melhor?

Anónimo disse...

:(
Vai ser mais uma Estrela a abrilhantar o Céu...

Sílvia disse...

Não acredito... já estava a conformar-me com a ideia de a ter lá por casa...
Lamento muito

fabriro disse...

Custa-me sempre perder um gatinho, mas a Estrelinha está-me a custar de uma forma muito particular...não sei explicar.... Estou profundamente triste com esta morte.... :(

Anónimo disse...

Adeus Estrela! Espero que sejas + 1 anjinho a olhar por todos aqueles que ajudamos cá em baixo.

Anónimo disse...

Pobre Estrelinha.
Pelo menos, graças a vocês, teve uma morte digna, não enfiada num buraco da rotunda ou atropelada.
E só por isso, o vosso trabalho já é grande!
Coragem, meninas!

Kuska disse...

Não tenho palavras, fiquei muito triste com esta notícia, pela Estrelinha e por vocês... :((((
Força!

Unknown disse...

Estou desolada :(((

Rodrigues disse...

"Pelo menos, graças a vocês, teve uma morte digna, não enfiada num buraco da rotunda ou atropelada.
E só por isso, o vosso trabalho já é grande!"

Eu não o diria melhor... Um abraço e muita coragem!