O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

14/01/07

Sobreviventes




A Íris, sua mana Soraya e o Serafim, os três gatinhos que lutaram com unhas e dentes para vencer uma doença tão fatal como cruel, conseguiram sobreviver e melhoram de dia para dia e para regalo dos olhos de quem os viu moribundos.
A Soraya, pregou-me um grande susto, demorou tanto tempo para começar a comer que cheguei a temer o pior, esteve a soro 9 longos e infindáveis dias e quando regressou a minha casa vinha com 900 tristes gramas. Desde o dia em que teve alta que a vigio como um polícia, :) mas depois de umas seringas de convalescente, umas vitaminas e muito, mas mesmo muito carinho a pequena lá começou a arribar e não é que hoje pela primeira vez desde que veio da Clínica, BRINCOU? Yupi… Que alegria.
A Íris apesar de ter melhorado muito mais rápido que a mana, não tem mesmo sorte. Como se não bastasse ter passado por tudo o que passou, também tem uma série de problemas na patinha esquerda traseira, uma luxação da rótula, rotura de ligamentos lateral com lesão da cartilagem e, o pior de tudo, artrose que obviamente lhe provoca dores. As probabilidades de se livrar destes males são muito reduzidas :((



O curioso da questão? Nunca se queixa, é super bem disposta e brinca como se nada a incomodasse, mas é notória a dor que sente ao andar, já que manca bastante e pode até ver-se na forma como se senta/deita.
Sobre o Serafim, só posso dizer que também vai melhorando, mais lentamente do que desejaríamos, mas pormenores só com a Fátima Rodrigues.
Para finalizar digo-vos que invejo a dignidade com que estes animais lidam com a doença, em silêncio, recolhidos no seu canto…quiçá para não incomodar quem os cuida. Que seres tão nobres os gatos.

E a qui estou eu dar pormenores do Serafim ;) Tal como a Soraya também o Serafim só hoje mostrou vontade de andar, de explorar a casa que ainda não conhecia. Brincar ainda não, mas o facto de ter a patinha partida também não o deve ajudar muito. De resto acho que está completamente recuperado:)Segundo o vet o Serafim foi o que esteve pior dos três :( Felizmente consegiu ser mais forte que a doença !!

Esta foto foi tirada hoje, refastelado a apanhar o pouco sol que por cá se fez sentir ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto, os gatos são animais muito nobres... até na doença!
Muito obrigada por continuarem a cuidar destes nossos amiguinhos. E espero, do fundo do coração, que encontrem futuramente uns donos 5 estrelas!
Bjs

Anónimo disse...

Que boas notícias!
Os gatos são seres realmente fantásticos.. se os homens fossem metade da generosidade deles..!
Boa sorte para todos!

Catarina

Anónimo disse...

Que bom saber que há melhoras destes meninos!
É tão bom quando eles voltam a brincar!
Boa sorte, lindas gatinhas - já que tiveram uma madrinha 1000*, agora tratem de arranjar donos como ela ;-)

Kuska disse...

De facto são uns valentes e nunca se queixam, mas agradecem tudo o que se faz na boa maneira que eles têm de o fazer.
Desejo que recuperem totalmente, e venham a ser uns gatinhos muito felizes.