O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

04/01/07

Os que já cá não se encontram

Muitas coisas correram bem em 2006 para os nossos peludinhos, no entanto nem todos tiveram a oportunidade de encontrar uma casa e saber o que é o conforto de um lar e o carinho de um dono.

Não conseguimos vencer todas as batalhas mas estamos certas de que tudo fizemos para minimizar o seu sofrimento e estes terão certamente um lugar especial nas nossas memórias pois jamais serão esquecidos.

Infelizmente o final de 2006 foi terrível para alguns dos nossos peludos e o início de 2007 não se tem mostrado mais animador...

Não temos escrito muito no nosso blog pois andamos extremamente desanimadas, ansiosas e preocupadas com os peludinhos que temos a nosso cargo.

A última ninhada de 4 peludinhos que retiramos da rua, na semana anterior ao Natal, manifestou uma virose - na maior parte dos casos fatal - que já foi responsável pela morte de 2 deles e de outra bebé em poucos dias.
Todos os gatinhos que de alguma maneira tiveram contacto com estes meninos ou com as pessoas que os acolheram encontram-se em risco.

Temos neste momento 2 gatinhos internados em risco de vida e outros 12 com suspeita de infecção que poderão vir a ser internados a qualquer momento.
Andamos com o coração nas mãos, como se costuma dizer, sempre sobressaltadas cada vez que o telefone toca, à espera de más noticias.

Precisamos de muita energia positiva para ajudar estes meninos.
Nada mais podemos fazer a não ser esperar que eles próprios (com a ajuda dos veterinários que os estão a tratar) consigam vencer esta batalha, tentar proteger todos os outros e fazer de tudo para que tenham o máximo de conforto nesta fase tão má.

Para já não sabemos a quanto já ascendem as despesas com internamentos e tratamentos destes peludos. No entanto pagaríamos o que fosse preciso para não perder nenhum, mesmo que andássemos anos para saldar a divida...

Não negamos que precisamos de ajuda para ultrapassar este momento, por isso se puderem (e sabemos perfeitamente que esta altura pós Natal é complicada) dêem uma vista de olhos no nosso Blog de artesanato e adquiram algumas das nossas peças. Estarão a ajudar os nossos meninos.

Deixamos aqui, para recordar, fotos dos que partiram durante o ano de 2006 e inicio de 2007 e dos dois que, neste momento, precisam mesmo de muita força positiva para ultrapassar esta fase.

A todos os que nos ajudam o nosso obrigada, pois sem Vocês o nosso trabalho não seria possível.

Os que já partiram...

Amarelinho

Cusca

Sasha


Nelito

Princesa

Pequenina

Alzira

Twix

Cinza Alfredo

Gatinha TommyManos


Os que continuam a lutar....



Soraya

Iris


Serafim

11 comentários:

Sónia disse...

Força gatinhos! Ainda há muito gente boa que vos quer proporcionar uma vida boa! Toca a arrebitar!

Anónimo disse...

Força bichanos!!! À muito que vos acompanho aqui pelo blog, apesar de nunca ter comentado... Mas desta vez fiquei tão chocada que não consegui ficar calada e senti a necessidade de vos dizer o quanto vos apoio e o quanto gostaria de ajudar!!! Ainda apenas tenho 14 anos, mas apesar de ainda ser tão jovem, sempre senti uma grande ligação com os gatos... Em casa apenas tenho uma Duquesinha, de nome Silvie, que retirei à cerca de um ano das ruas... Já era adulta quando entrou para o nosso lar, mas no fundo ela continua uma jovem gatinha, com o mesmo enquanto que um gatinho de 2 meses...e faz tantas asneiras como os jovens também!!!
Voltando ao tema principal....Lamento imensso pelos que já partiram e desejo toda a sorte e força do mundo para aqueles que ainda cá estão. À que pensar positivo, à que pensar que todos estes meninos e meninas vão conseguir sovreviver e arranjarão a casa que à tanto tempo esperam. Quanto aos que já partiram apenas posso dizer que tenho a certeza que os dias em que permaneceram na vossa companhia foram os melhores tempos deles ... Agora são estrelinhas que todas as noites brilham intensamente, em sinal de agradecimento por tudo o que fizeram por eles.
Cumprimentos e desejos de rápidas melhores para todos os felpudinhos...Ron-Rons da Gatinha

Anónimo disse...

Estou em choque! A Alzira da ribeira, que eu gostei tanto!
A Princesa, que já passou por tanto!

Oh meu Deus, o que para aqui vai!

Vou ver se consigo dar uma ajudinha, mas as finanças não estão grande coisa.

Força, meninas, e avisem se precisarem de ajuda - para um ou dois saudáveis ainda posso arranjar espaço.

Mãe India disse...

e eu só de ver as fotos já fiquei a chorar ...
Muita força pr estas duas meninas e pr o Serafim... o Deus dos gatos não pode andar assim tão distraido =(

Anónimo disse...

Sónia, sabes porque o Deus dos gatos anda tão distraído? Porque tem cá em baixo uns anjos que dão pelo nome de Bichanos do Porto (e outros);) Só que vocês não podem fazer tudo sozinhas, embora tenham feito imenso!
Não desanimem, pensem positivo - se fossem a fazer um post de todos os que saíram da rua e foram dados no ano de 2006 ficavam com o blog (e a alma) cheio...;)

Anónimo disse...

Concordo com os comentários anteriores.Ainda bem que o Vivaldi veio embora antes desta virose,conseguiram salvar muitas alminhas e posso vos agradecer eternamente a alminha do meu Vivaldi.
Também esteve doente embora não tão gravemente,e felizmente já está bom.
Parabéns á menina de 14 anos que demonstra ter mais maturidade que muito boa gente com o dobro ou o triplo da idade...
Toda a gente devia ter consciência das barbaridades que se praticam co os animais.
Se cada um ajudasse com o que pudesse,não seriam necessárias associações que de desdobram em esforços financeiros e físicos também para poder dar um pouco de paz a estes anjinhos...
Desejo um Ano maravilhoso a todos os Bichanos do Porto (de 2 ou 4 pernas) e de todo o mundo.
Parabéns pelo bom trabalho,não desanimem por causa das últimos acontecimentos,lembrem-se de todos os que conseguiram salvar!
Beijinhos para todos!
Turrinhas do Vivaldi!...

Mónica S.

Kuska disse...

Compreendo o vosso sofrimento. Acredito nas vossas dificuldades. Mas não desanimem pelo que não puderam fazer, lembrem-se antes daqueles a quem conseguiram dar uma vida muito melhor, que sem a vossa ajuda nunca teriam conseguido. Que a coragem continue a motivar os vossos corações, e acreditem que muitas alegrias virão a seguir.
Agradeço do fundo do meu coração a vossa dedicação, e admiro muito a vossa coragem.
Não desistam. Vou passar no blog a ver se compra mais alguma coisinha.
As melhoras de todos os meninos.

Anónimo disse...

Quantos ignoram as tantas vidas (infelizmente) que presisam de ajuda? Mas não vocês. Vocês lutam, dão valor à vida!

Por tudo o que já conseguiram, por todas as vidas que salvaram.. não esmoreçam..!

Toda a Boa Sorte para os bichanos!

Catarina
www.fotolog.com/punani

Maria Cristina Amorim disse...

Faço minhas as palavras amigas que já aqui passaram.
Sou artesã e tenho algumas coisas que não me importo de oferecer para venda.
Digam-me como é que se faz.
Beijos para todos os bichanos e seu anjos da guarda.

Anónimo disse...

Uma palavra de esperança e coragem numa "fase menos boa" dos Bichanos do Porto: acredito que estão a fazer o melhor que sabem e podem, assim como os gatinhos estão a fazer o que conseguem para sobreviver, por isso não há razão para desistir nem desanimar! E se o pior acontecer, espero sinceramente que não, lembrem-se de todos os gatinhos que já ajudaram e que estão bem e em família, e todos os outros que estão à espera de nova oportunidade, de uma vida melhor e que para isso precisam de vós. Não é fácil, mas a vida é assim mesmo: lutar, perder, lutar, perder, lutar e por vezes ganhar!
E é assim que temos de fazer sempre e ir em frente, na esperança que um dia ganhemos. Para vós, um abraço de amizade na certeza que melhores dias virão. O meu apoio é singelo, mas de coração.
CORAGEM!

Anónimo disse...

Força, gatinhos! Estou a torcer por vós!

Quanto aos que já foram, lá chorei outra vez a rever as fotografias que já conhecia. Fizeram o melhor que podiam por eles, estou certa. Deixo-vos um grande abraço e desejo-vos muita coragem. Pensem em todos os que já salvaram! :)