O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

12/11/06

O Tomcat (ou Gato Tom, como preferirem...)

Definitivamente, é perigoso eu ir trabalhar às quintas-feiras... ;)) Na semana passada foi o Fiusco, nesta foi o Tomcat. Só que se consegui evitar que o Fiusco fosse atropelado, o Tomcat não teve tanta sorte :-(

Quis o destino, no entanto, que depois de atropelado, o Tomcat fosse ter a um sítio onde eu passo todos os dias. Depois de me aperceber que ele passara mais de um dia no mesmo sítio, vi que algo de errado se passava com este gatarrão lindo e antes de me vir embora fui vê-lo. Claro que não fui capaz de o deixar lá. Depois de ter andado com o Fiusco numa caixa de cartão o dia todo, coloquei uma transportadora na mala do carro, e ainda bem que o fiz.

O Tomcat (ou Gato Tom, se preferirem...) levou uma pancada do lado direito do focinho. Encontrava-se prestes a morrer, mas uma vez tratado revelou-se um lutador e tem vindo a melhorar a olhos vistos. Chegámos a ponderar a eutanásia, mas optámos (eu e o vet) por lhe dar uma oportunidade, e ainda bem que o fizémos! Trata-se de um gato ainda jovem embora adulto (três, quatro anos...?), um gatarrão, daí o nome Tomcat.

A pancada fracturou-lhe o maxilar (que foi fixado com um ferro), bem como o palato, pelo que neste momento tem de ser alimentado à boca com uma seringa (um grande obrigada à Inês, minha irmã, que aceitou cuidar dele estes dias...). Perdeu o uso dos nervos faciais do lado da pancada, pelo que não tem sensibilidade na zona dos bigodes. O olho direito encontrava-se extremamente inchado e opaco, de tal forma que o vet pensou tirá-lo. Não o tirou, e aos poucos o olho vai voltando ao seu tamanho normal. No entanto não produz lágrima, pelo que é preciso pôr-lhe lágrima artificial muitas vezes ao dia.

A pupila do olho esquerdo está fixa e dilatada, com a terceira pálpebra à vista, o que revela lesão neurológica. É incerto se ele vê alguma coisa, ou se irá recuperar. Muita coisa é incerta, a única certeza é que este gato não pode voltar para a rua. É também certo que este gato é um lutador de primeira. Dia a dia os progressos são notórios. É um gato meigo que suporta os tratamentos quase sem um queixume. Começa agora a relaxar mais e a apreciar as festas.

Vejam as fotos abaixo, tiradas hoje. Infelizmente não tenho fotos de quando ele foi apanhado, para poderem ver a diferença, que é brutal. Mas pensem: se o aspecto dele agora impressionar minimamente, ele já esteve muito, mas muito pior.

Agora peço duas coisas para o Tomcat:

- muita força positiva para ele ficar bom e recuperar a nível neurológico;

- uma casinha para (daqui a algum tempo, quando estiver recuperado) ele viver os muitos e longos anos que certamente ainda lhe restam com os carinhos e a felicidade que merece!










8 comentários:

Anónimo disse...

Que lindo gatinho... ou sera gatarrão ;)
As melhoras para o Tomcat.


beijitos!!

fabriro disse...

É tão lindo.....espero que recupere totalmente, força TomCat ;)

susana feijóo disse...

O gatÃO é mesmo grande e como disse o vet "Andam por aí muitosss filhos dele, de certeza". Mas agora isso acabou, pois o vet. aproveitou a anestesia e retirou-lhe os.....a.....digamos, a vontade de fazer mais gatÕezinhos ;-)
Força TomCat...tu e a tua salvadora merecem que as vossas esperanças e esforço sejam recompensados

Kuska disse...

Tadinho do gatinho. Espero que sejam ambos recompensados pelo que passaram, sobretudo o gatinho, mas também a sua salvadora e a Ines que cuidou dele. Boa sorte para todos.

Rodrigues disse...

Pobre Tom... As melhoras, gatão lindo!

Miko

Xica disse...

Pobrezinho. As melhoras rápidas

Patrícia disse...

Vais ficar bom num instante, Tomcat, vais ver!

Anónimo disse...

Que o TomCat mehore!

A propósito, já arrumaram um lar para ele?

Eu to querendo um gatinho mesmo, quem sabe né?

vou por a página no favoritos aqui