O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

09/09/06

Colónia do Parque - a transformação

Temos recebido vários emails com indicações da existencia de várias colónias aqui e ali na cidade do Porto... Na verdade nós não precisamos dessa informação, temos conhecimento de dezenas de colónias onde intervenções deste tipo são urgentes e necessárias. Mas como devem compreender não temos qualquer hipótese de acudir a este problema gigantesco em todas as suas frentes. Temos de garantir que as nossas vidas pessoais, empregos, e sanidade mental se mantêm, para podermos continuar de forma coerente. A colónia do Parque da Cidade em que actuamos há uns meses é no entanto um exemplo de como quando são acompanhadas, os gatos esterilizados, os bebés retirados, as coisas podem melhorar muitíssimo. A nossa esperança é também, quem sabe, que inspiremos outros grupos de pessoas a meter mãos à obra, e não somente a indicar onde estão e esperar que nós façamos tudo...
A colónia do parque tem portanto sido acompanhada de perto por nós e outras pessoas que se voluntariaram na altura do nosso primeiro apelo. Nomeadamente a Fátima tem ido lá todos os dias, e a diferença que se nota nos gatos é espantosa. Além de estarem muito mais gordos e saudáveis, estão cada vez mais sociáveis com pessoas! Comparem por favor com as fotos da 1ª vez que lá se foi, e reparem como os gatos estavam e como estão agora...
Este é um bebé que estava lá muito doente há pouco tempo. Devido à lotação esgotadíssima das nossas fats, este gatinho que é muito meigo foi tratado com antibióticos e medicação para os olhos na própria colónia, e está muitíssimo melhor. Gostariamos imenso de lhe encontrar uma casa, mas neste momento não temos mesmo hipótese de o tirar de lá...



Este é o famoso Zequinha (já castrado), o gato adulto mais meigo da colónia, com a sua original, popular e engraçada franjinha! Mais um que ficava a matar dentro de uma casa protegido, a dar turras em donos!


Bebé pretinho de olhos verdes deslumbrantes, que nos preocupa um pouco porque está mesmo muito magro!

Este gatarrão foi abandonado na colónia há pouco tempo... abriram a transportadora e lá o deixaram :( Foi castrado por nós e fez antibiótico durante algum tempo por estar doente. É um pouco assustado, o que não admira, dada a mudança repentina de vida que sofreu... Tem algo na boca que o impede de se alimentar bem, ainda não se conseguiu perceber bem o quê!
E a seguir 2 fêmeas já esterilizadas!



Tigrado lindo :)
Faltou-me tirar foto a um macho preto com a cauda ferida, que fez uma evolução muito grande de fera para gato meigo que pede festas! Esse ainda não foi castrado, mas quando recomeçarmos com as esterilizações ele será agora muito mais fácil de apanhar! Depois actualizaremos o post com fotos dele ;)

Recomeçaremos a apanhar gatos e a esterilizá-los logo que exista a disponibilidade da Catus para isso, pois como esta associação tem poucos voluntários tem sempre uma grande lista de espera!

5 comentários:

fabriro disse...

O bebé pretinho de olhos verdes ( lindíssimos ) morreu :(

Unknown disse...

:(((

bixana disse...

Oh, que pena :((

Anónimo disse...

:´(

Tânia disse...

De salientar que todo o trabalho feito até agora foi feito pelos bichanos e voluntários. A Catus só agora (devido à falta de voluntários) é que poderá ajudar e começará a actuar no terreno.