O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

19/11/06

Notícias do Tomcat

Mais de uma semana depois de ter sido apanhado, o Tomcat recupera lentamente. Está mais activo e mimalho, gosta de companhia e festas, e num destes dias inclusive ronronou pela primeira vez no colo da Cláudia. :))
Estretanto o olho direito foi cosido pois ele deve ter ido lá com a pata e magoou-se. Assim poupa-se-lhe o tormento do colar. Daqui por três semanas descose-se e espera-se que ele esteja bem melhor!
Já vai direitinho ao caixote, depois de muitos dias a sujar a caminha. A falta de visão e a falta de olfacto não o ajudam a orientar-se. Visão não parece ter nenhuma, e é incerto se a irá recuperar (embora essa hipótese não esteja descartada), o olfacto neste momento não tem devido a uma grande infecção no nariz. Poderá ser também a falta de olfacto que o impede de se alimentar sozinho, mas a enfermeira Inês tem-no alimentado com todo o desvelo, tarefa que não é fácil, pois o Tomcat é um gato grande e precisa de muita comida por dia (obrigada, Inês!).
Agora o próximo passo é ensiná-lo a comer sólidos (biscoitos molhados...), pois a alimentação tem sido à seringa. Se alguém tiver sugestões de coisas a fazer para o estimular a comer sozinho, agradece-se a ajuda, pois é muito importante que ele se alimente sem ajuda, não só por ele mas também pela Inês que tem sido incansável mas para quem este é um esforço grande.

No mesmo dia que lhe foi cosido o olho, foi também cosido o palato, pois só ao desinchar e sair o pus é que deu para ver que o palato se encontrava aberto e havia comunicação entre o nariz e a boca.

Fotos do menino:



Agora temos de torcer para que este gatarrão meiguísimo, que se sujeita a tantas "maldades" quase sem um queixume, que nunca levantou a pata a ninguém apesar das dores e do desconforto, continue a recuperar e se transforme num gatarrão saudável e cheio de vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Desejo tudo de bom para este lindo gatinho...! E não tenho palavras para para vos elogiar, vocés

são incansaveis e maravilhosas. Não tenho a vossa força..mas d certeza que um dia irao ser

recompensadas de alguma forma.

O meu obrigado pelo vosso trabalho.

Kuska disse...

Força e coragem, espero que não vos falte nunca, para todas as pessoas envolvidas nesta nobre causa, em defesa destes felinos.
Um abraço de solidariedade é tudo o que neste momento posso dar. Felicidades

Anónimo disse...

Força, Tom! Tens de ficar bom! :)
(Tenho acompanhado o teu caso no Felinus.)