O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

20/03/07

A Colónia de Nevogilde!



A propósito desta colónia vou transcrever para aqui o apelo da Maria Teixeira.
Acrescento que tanto eu como a minha irmã temos acompanhado esta colónia retirando de lá alguns gatos bebés e dando-os para adopção. Mesmo assim as coisas complicaram-se muito em apenas um ano....
Quando me desloquei na semana passada à colónia com a Maria para fazer o recenseamento vimos várias gatas em início de gestação pelo que se torna urgente avançar já com as capturas....


“Venho falar-vos de uma colónia de cerca de 20 gatos que existe na zona rural de Nevogilde, no Porto.

Esta colónia tem sido acompanhada por uma pessoa que tem procurado entregar para adopção alguns dos gatinhos bebés que lá vão nascendo e que nos disse que no ano passado a colónia era constituída apenas por 9 gatos. Do ano passado para este o número de gatos já passou para mais do dobro! Podemos fazer as contas e ver quantos serão dentro de pouco tempo, sendo que cada fêmea tem duas ninhadas de cerca de 6 gatinhos por ano...

A colónia é alimentada por um senhor já com alguma idade que não tem meios para comprar alimentação suficiente para tantos animais (dá para ver a fome que eles tinham pelas fotos em anexo, tiradas no dia em que fomos recensear a colónia e deixar alguma ração e comida de lata).

Se estes animais se continuarem a multiplicar em breve começarão a passar bastantes dificuldades, não só por falta de comida mas também porque a sua presença na zona rural não é bem vista por alguns agricultores que não gostam de ver os gatos a vaguear nos "seus" terrenos à procura de comida.

Perante este cenário, um grupo de amigos decidiu elaborar um plano de auxílio a esta colónia, que passará pela esterilização de todos os gatos. Através de um convénio com duas clínicas veterinárias conseguimos os preços de 25€ por fêmea e 15€ por macho, sendo que esse valor incluirá a desparasitação interna e externa.

Os Bichanos do Porto, na sequência do trabalho excepcional que têm desenvolvido no auxílio a gatos carenciados, mais uma vez quiseram dar o seu contributo apoiando este projecto através da venda de peças de artesanato.

Para levar a cabo este projecto precisaremos da ajuda de todos! Poderá ajudar estes 20 animais:

1. Adquirindo peças de artesanato dos Bichanos do Porto através do blog
http://artesanato-bichanos-do-porto.blogspot.com/

2. Fazendo um donativo para o NIB 0033 0000 00046223608 93 para ajudar a custear as esterilizações.

3. Precisamos também de ração de gato e comida de lata para montar as armadilhas.

4. Se tiver algum tempo disponível considere a hipótese de nos ajudar nas capturas ou boleias para os veterinários. A falta de boleias muitas vezes leva a que tenhamos que adiar capturas.


Se puder ajudar de alguma destas formas por favor entre em contacto para o mariapteixeira@gmail.com ou 91 302 02 32. Se fizer uma transferência para o Nib indicado envie-me por favor um email para que possa controlar as entradas de donativos e ir dando notícias da colónia. “

E agora digo eu, vamos arregaçar as mangas e partir para o trabalho....desgastante enquanto dura, mas muito compensador no final ;)
Nota:Estas fotos foram tiradas de noite ( não estão muito famosas ) ;). Quando começarem as esterilizações vamos tirando fotos aos animais operados e farei aqui actualizações periódicas.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá! Estive a ler esta notícia e já encomendei uma moldura do blog dos bichanos para ajudar! No fim do mês talvez consiga contribuir com mais qualquer coisinha em dinheiro. Eu sei bem o que estão a passar, também trato de uma colónia de gatos e os gatinhos não param de nascer...agora ando a dar a pílula às fêmeas, mas é uma situação temporária pq quero esterilizá-las o quanto antes(só estou a tentar juntar $$ para isso). Mesmo assim vou fazer o que puder para ajudar a vossa campanha. Boa sorte

Anónimo disse...

ja dei a maria a lista com a minha disponibilidade pro transporte e ja adquiri uma pregadeira :)

Anónimo disse...

Olá! Li a história da colónia de nevogilde e estou disposta a ajudar na "captura" dos bichinhos quando for para a castração. Já estou a ver algumas peças do artesanato e vou adquirir para poder ajudar. São lindas :)
Entendi que teria de contactar a Dona Maria Teixeira, mas penso que vocês aqui do blog também auxiliam nesta situação não é?Gostaria que me ilucidassem melhor quanto a isto.

Mail: lilma81@gmail.com

Bjs

AEnima disse...

Olha... conta comigo ai para uma gata ou duas! Nao posso fazer transferencia daqui porque so o custo fixo de transferir para um NIB portugues sao 40 dolares e isso eh um desperdicio de $. Mas eu peco ao meu pai para te enviar o $. Ele nao percebe nada de nets e tal por isso ha duas hipoteses: ou vais ter com ele ao cafe (todos os dias as 9 esta batido no velasquez) ou me das uma morada para te enviar o $. Contacta-me para o correio_banal@hotmail.com quando precisares do $ para pagar as esterelizacoes. Beijocas.

fabriro disse...

Obrigada Aenima ;)
No primeiro dia de capturas foram apanhados 5 animais. Duas femeas e três machos. Já foram todos operados. Um dos machos preto e branco está doente, tem que ficar a fazer tratamento no pós operatorio até poder ser libertado de novo na clónia.

AEnima disse...

fabriro,

como te disse, aqui dos US fica-me caro fazer transferencias para o vosso nib, e o meu pai nao percebe nada de computadores... nem sequer usa o multibanco. Mas eh so eu pedir-lhe e marcar encontro com voces que ele nos da o meu contributo para duas gatinhas. Ou ate a minha mae, que eh uma amante de gatos e adopta todos os vadios la na rua, tratamos deles, esterilizamos, e depois com o habito ja comecam a dormir la em casa e tudo. A minha irma (que tb nao vive em pt) uma vez atropelou uma gatinha vadia. Conseguiu apanha-la. Partiu-lhe tantos ossinhos na anca que ao operarem tiveram imediatamente que fechar de novo antes que fizessem pior. Depois de um mes de internamento e 3 meses de muito sacrificio a convalescer num quartinho la de casa, nao eh que ela recuperou totalmente??? Julgava-se que nunca iria andar direito, pensaram em eutanasia-la varias vezes (ela sofreu muito), mas a minha irma nunca deixou... e agora eh feliz, salta para o telhado da vizinha, passeia por todos os lados como uma gatinha normal! Chama-se Mea Culpa... e vive tambem com a minha mae.
Beijinhos

Anónimo disse...

Apreciei imenso a vossa iniciativa... É bom ver que há quem ainda se preocupe... Muitos Parabens e Boa Sorte!!!
Adoro gatos! Viva os gatos!!!