
31/03/07
A Colónia de Nevogilde - Actualização

30/03/07
Post que dói - Rosa
Xico (em 1º plano) e Carlitos
Carlitos (14-03-2007)
Passados uns dias, já todos iam à areia, o Carlitos sempre foi o mais fraquito e ambos os "rapazes" eram muito miões. A Rosa, bem...a Rosa era uma miúda sensacional. Curiosa, traquina, precoce em tudo. Ao fim de 9 dias cá em casa, como já estavam mais independentes e a Tânia mais disponivel, quis levá-los para casa dela, onde foram imediatamente adoptados por uma gata de rua que lá estava, a Margarida, que apesar de ter sido esterelizada 15 dias antes, os tratava como filhos, só não lhes dando de mamar.
3 dias depois, na terça, dia 20, telefona-me a Tãnia a dizer "Não acho a Rosa normal, não quiz mamar e está com respiração um bocado acelerada". A Rosa?!?! A Rosa comilona, gordinha e brincalhona?!
Fomos a correr com ela para o vet. onde ela chegou já com temp. a 32,6º e uma falta de ar impressionante. Fex Rx---> Edema pulmonar. Pulmões completamente tapados com liquido.
Não tenho palavras para contar a nossa aflição, enquanto assistimos a todos os esforços do vet., dando-lhe cortisona, adrenalina, estivemos com ela na máscara de oxigénio, ao colo da Tãnia, ao meu colo. Ainda me deu das turrinhas dela na minha cara. Passado 1 hora, fez paragem cardio-respiratória e já nem reagiu a injeção de adrenalina, directa no coração. A "minha" Rosa morreu nas mãos da Tânia. Tinha 4-5 semanas. Nada indicava que estivesse doente. Do telefonema a ela morrer, foram 2 horas. Pedimos autópsia, não se chegou a conclusão nenhuma, o que ainda custa mais. Após 3 anos a cuidar de gatos de todas as idades, foi a 1ª vez que me morreu uma pendura. Doeu muito, ainda dói muito.
O Carlitos e o Xico estão há já 1 semana em casa da Fátima Castro, junto com outra gata, a Roxana, que os amima também. Noutra altura dou noticias deles. (a Margarida entretanto, já foi adoptada).
Susana tomei a liberdade de editar o teu post para deixar aqui estas fotos que eu tirei no dia em que tivemos a reunião em tua casa. Como seria de esperar eles foram o centro das atenções. Nas duas primeiras vê-se a Rosinha ao teu colo, penso não estar enganada e na última ao colo da Cláudia. Um beijinho grande para ti.
Fátima
Baltasar - já em nova fat!
29/03/07
Bolinha de pelo fofinha
Sou uma bolinha de pelo muito fofa, no entanto devido a um preconceito absurdo que existe em relação aos gatinhos pretos, sou a unica que ainda não fui adoptada.
Já viram bem o ar delicioso que eu tenho? ;)
Branca
27/03/07
Baltasar
21/03/07
Antonio :(

20/03/07
Pati- Menos visão, meiguice a dobrar


A Colónia de Nevogilde!

Quando me desloquei na semana passada à colónia com a Maria para fazer o recenseamento vimos várias gatas em início de gestação pelo que se torna urgente avançar já com as capturas....
“Venho falar-vos de uma colónia de cerca de 20 gatos que existe na zona rural de Nevogilde, no Porto.
Esta colónia tem sido acompanhada por uma pessoa que tem procurado entregar para adopção alguns dos gatinhos bebés que lá vão nascendo e que nos disse que no ano passado a colónia era constituída apenas por 9 gatos. Do ano passado para este o número de gatos já passou para mais do dobro! Podemos fazer as contas e ver quantos serão dentro de pouco tempo, sendo que cada fêmea tem duas ninhadas de cerca de 6 gatinhos por ano...

A colónia é alimentada por um senhor já com alguma idade que não tem meios para comprar alimentação suficiente para tantos animais (dá para ver a fome que eles tinham pelas fotos em anexo, tiradas no dia em que fomos recensear a colónia e deixar alguma ração e comida de lata).
Se estes animais se continuarem a multiplicar em breve começarão a passar bastantes dificuldades, não só por falta de comida mas também porque a sua presença na zona rural não é bem vista por alguns agricultores que não gostam de ver os gatos a vaguear nos "seus" terrenos à procura de comida.
Perante este cenário, um grupo de amigos decidiu elaborar um plano de auxílio a esta colónia, que passará pela esterilização de todos os gatos. Através de um convénio com duas clínicas veterinárias conseguimos os preços de 25€ por fêmea e 15€ por macho, sendo que esse valor incluirá a desparasitação interna e externa.

Os Bichanos do Porto, na sequência do trabalho excepcional que têm desenvolvido no auxílio a gatos carenciados, mais uma vez quiseram dar o seu contributo apoiando este projecto através da venda de peças de artesanato.
Para levar a cabo este projecto precisaremos da ajuda de todos! Poderá ajudar estes 20 animais:
1. Adquirindo peças de artesanato dos Bichanos do Porto através do blog http://artesanato-bichanos-do-porto.blogspot.com/
2. Fazendo um donativo para o NIB 0033 0000 00046223608 93 para ajudar a custear as esterilizações.
3. Precisamos também de ração de gato e comida de lata para montar as armadilhas.
4. Se tiver algum tempo disponível considere a hipótese de nos ajudar nas capturas ou boleias para os veterinários. A falta de boleias muitas vezes leva a que tenhamos que adiar capturas.
Se puder ajudar de alguma destas formas por favor entre em contacto para o mariapteixeira@gmail.com ou 91 302 02 32. Se fizer uma transferência para o Nib indicado envie-me por favor um email para que possa controlar as entradas de donativos e ir dando notícias da colónia. “
E agora digo eu, vamos arregaçar as mangas e partir para o trabalho....desgastante enquanto dura, mas muito compensador no final ;)
18/03/07
Final feliz- Yoda e Yogi

Pois, passadas 2 semanas, o yoda(já com dona destinada para quando chegasse a altura e que lhe deu o nome de óscar), começou a recusar mamar na mãe por estar com coriza, e começou a emagrecer. Como precisava de cuidados de alimentação constantes, que a Camila por mais boa vontade que tenha, não tem possibilade de lhes proporcionar (claro, é trabalhadora ;-) ), veio para minha casa, ser alimentado a seringa e biberon e fazer os tratamentos. Mostrou-se ser, para além de um luxo de gato peludo e bonito, um gatinho com um feitio óptimo:muito traquina, mimalhento, adorando todos, gatos e pessoas.
Uma semana depois, juntou-se-lhe cá o irmão Yogi, a conselho do vet, por ter igualmente sintomas de coriza e conjuntivite. Ao principio mais receoso com pessoas, foi ficando aos poucos igualmente "coleiro" e brincalhão.
Os dois irmãos adoravam-se e faziam tudo juntos. Bem que eu gostaria que tivessem ido para uma casa juntos, mas nem sempre pode ser, por isso, já praticamente bom, o yoda/Oscarito foi para a sua nova dona, a Micaela, no dia 9 Março. Em baixo, a ultima foto antes de ir
O Yogi ( a quem eu chamava Santiago) também melhorou a olhos vistos, com muita medicação e gotas, que ele pacientemente deixava colocar. E esta semana foi juntar-se a um primo, o Izzy da mesma colónia em que foi recolhido. Pois, a Carla depois de uns dias com 1 gato, não resistiu e quiz dar-lhe companhia (quem não sabe como isso é? ;-) ).
Aqui foi no dia em que o vieram buscar.
Entretanto já soube que ele e o Izzy se dão muito bem :-)
15/03/07
Actualização da informação sobre a Triny

14/03/07
António o miserável !!





12/03/07
noutras frentes
11/03/07
Honey dos olhos verdes e Nana carinha laroca :)








