O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

15/07/07

Colónia de Nevogilde - Actualização!

Já há algum tempo que não dava noticias desta colónia e infelizmente as que trago hoje não são nada felizes :(


Penso que se lembram de eu ter dito aqui que faltavam 9 gatinhos. Deixamos passar este tempo todo para ver se eles esqueciam as nossas caras e as armadilhas mas não ficamos paradas.
Falaram-nos que numa casa abandonada, mesmo ao lado havia uma mini colónia de gatos resultado do abandono de uma gatinha numa mudança de casa. Na impossibilidade de apanhar gatos na colónia decimos avançar para estes enquanto eram poucos.
Os gatos são realmente poucos e as capturas tem corrido bem tendo já sido operados 5. Mas na semana passada ao ser solta uma gata fomos surpreendidas por 7 cabecinhas a correrem na direcção dela :(( Sem saber tinha sido esterilizada uma gatinha com crias, mas nada de preocupante porque elas já estavam em idade de comer. Depois de várias idas lá e várias peripecias lá se conseguiram apanhar todos .
Infelizmente a ajuda para um destes meninos não chegou a tempo de impedir que ficasse cego dos dois olhinhos :( As fotos impressionam, mas acho que devem ser vistas e espero que alertem as pessoas para a importancia das esterilizações dos gatos de rua. A percentagem de filhotes que infelizmente sofrem horrores acabando por morrer na rua é elevadissima. Mas isto vai ser tema de um post à parte, por isso regressemos ao motivo do meu apelo.

O gatinho branco já foi operado ( como podem ver nas fotos ) . Apesar de muitas opiniões serem a favor da eutanásia depois de conferenciarmos decidiu-se que ele poderá viver feliz uma longa vida, mesmo cego por isso optou-se por o deixar viver. Sabemos que a sua adopção vai ser complicada, mas acreditem que um gato cego desde que mantido numa casa, sem acesso ao exterior, se adpata na perfeição, correndo, brincando ( o que já faz neste momento quando a Joana lhe tira o colar ), enfim sendo feliz como qualquer outro gatinho....

Os três gatinhos da transportadora são ainda um pouco "ferinhas". Estão numa fat, mas infelizmente o espaço não é o melhor. Partilham o lugar com cães e muitos barulhos e a sociabilização está a ser dificil. Precisamos, com urgencia , de arranjar alguém que tenha disponibilidade para lhe dedicar algum tempo. Eles são muito pequeninos, por isso não vai ser dificil, acreditem , desde que no ambiente certo. São lindissimos como podem ver. Responsabilizamo-nos por todos os custos, com comida, areia e tudo o que for preciso para eles.

Os outros três estão ligeiramente constipados, mas já medicados. Precisam de donos porque a fat vai de férias no final do mês :( Estamos mesmo aflitas...ninguém quer um "siamesito peludo" ou um "azul" com manchas brancas? ;)

( o colar foi precaução, este menino já está bom dos olhos )

Estão apresentadas as sete maravilhas do Porto, agora só falta mesmo começarem a "chover" pedidos ;)


Por último, mas muito importante, é a parte monetária. A operação e tratamento destes 7 bebés ficou por 136 €. A conta no vet foi paga com o dinheiro das esterilizações o que "arruinou" completamente o nosso fundo de maneio :( Não queriamos de forma alguma parar agora com o trabalho que iniciamos porque seria um trabalho inglório o feito até aqui. Quem quiser e poder ajudar poderá faze-lo para o nib dos bichanos, indicando isso no mail, ou então comprar umas peças de artesanato que eu vou por à venda dando lá a informação de que reverte para estes meninos....relembro que este é um trabalho "à parte" do executado pelos Bichanos, pelo que as contabilidades também são independentes ;)
Agradecemos desde já toda a ajuda que nos possam dar, quer financeira, quer no "destino" destes sete gatinhos!
Em relação aos nove gatinhos da colónia, voltamos à carga em Setembro. Pode ser que nessa altura já não se lembrem de nós. Para já estamos apenas a tentar controlar possiveis gatas prenhas!

9 comentários:

Anónimo disse...

quero contribuir! por favor deem-me o nib:

elfentanz at gmail dot com

já agr, pq q o gatinho ficou cego? :(

Anónimo disse...

...as ninhadas este ano não param de crescer :( ja colaborei na compra dos postais...este mes ta um pouco complicadito com as ajudas mas no proximo contribuo com mais qualquer coisa...e pessoal toca a adquirir postais e prendinhas pra oferecer..usem o subsidio de ferias, uns troquinhos podem ajudar a salvar muitas vidas :)...

Unknown disse...

Ainda bem que decidiram salvar o branquinho. Só tenho pena de não poder ficar com mais nenhum gato, senão não me importava nada de ter um gatinho cego ou com outra deficiência qualquer...E nem sequer vos posso ajudar com as adopções pq tb tenho imensos gatinhos para dar...enfim, desabafos! Mas já que não posso contribuir dessa forma vou ajudar financeiramente, embora não seja com muito, posso sempre dispensar algum. Vou já dar uma olhadela ao artesanato(fantástico artesanato!).
Força e tudo de bom para vocês e os vossos bichanos!
PatríciaCarla Silva

fabriro disse...

Elfentanz pode fazer transferencia para o nib dos bichanos 003300000000173093210, só lhe peço que nos indique por favor quando a fizer de que se destina a este caso.
Muito obrigada
Fátima

Anónimo disse...

O gatinho cegou por causa da coriza. Infelizmente muitos gatinhos de rua contraem esta doença, e ficando sem tratamento muitos deles acabam por cegar... :(

Anónimo disse...

Acho que vocês estão a fazer um bom trabalho e gostaria de saber como posso ajudar.
Vocês recolhem gatos de rua e levam-os para algum lugar? É que eu conheço um sitio no Porto e sei que há uma senhora que lhes vai dar de comer, mas é uma tristeza ver os gatos naquele lugar.

Anónimo disse...

Olá meninas!

Já há algum tempo que não passo por aqui, mas nunca me esqueço de vocês, nunca!

Fiquei de coração apertado com o gatinho branco que está cego...por mim adoptava-o já, mas infelizmente não depende só de mim. Receio que seja impossivel :(... ando a braços com outras situações complicadas! Torço para que este menino encontre alguém que o ame e o deixe entrar para sempre no coração!

Há muito tempo que não digo isto..."vocês são maravilhosas"!!

Vou tentar manter-me mais actualizada e recuperar as visitas perdidas!

Um beijinho a todas e um miminho muito especial a todas essas ternurinhas!

Isabel
(bel_belinha2006@yahoo.com)

p.s: Estou um pouco preocupada com a minha ultima encomenda, a tânia enviou-me um e-mail a dizer que já tinha enviados as peças, já lá vão vários dias, e até agora não recebi nada! :( podem confirmar as peças foram mesmo enviadas nessa altura? Por favor?
Obrigada e desculpem o trabalho!

Wecare4animals disse...

tadinhoss...mas eles vaõ ficar todos bem..resta torcer para q encontem dono*************


*SOS Animais*

Anónimo disse...

Sem palavras... é impossivel saber o sofrimento em que se encontram os gatinhos que vos chegam às mãos, melhoras rápidas e um casinha espeial para todos. Que trabalho fabuloso!!!!!