O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

10/07/07

A Fuji, sempre cansada...

A Fuji no outro dia pregou-me um grande susto. Ela está alojada em casa da minha irmã, e quando ela chegou viu-a em cima do sofá, deitada em cima de uma mancha de xixi... muito estranho, não só o xixi fora do sítio como o facto de ela se ter deixado estar lá em cima! Passado um bocado veio-me chamar, pois achava que ela estava estranha, a esconder-se, e muito paradita. Quando peguei nela, acheia-a muito fria, e ao tirarmos a temperatura ía-nos dando uma síncope, pois estava com 35,5º, quando o normal é entre os 38 e os 39! Toca a ligar para o vet e ir a correr com ela para uma consulta de urgência à noite!
Chegada lá e vistas as mucosas da boca e dos olhos, branquíssimas em vez de rosa, o diagnóstico foi imediato - anemia brutal! Levou injecção e fui em busca de uma farmácia de serviço para começar a medicação de ferro. Começou logo a melhorar, e agora, passados uns dias, está bem melhor, tendo ido regularmente levar injecção ao veterinário...
Ainda não temos a certeza o que provoco tão grande anemia, que se não reparassemos podia ter causado a sua morte nessa noite. Suspeitamos de uma doença auto-imune, que destrói os glóbulos vermelhos do próprio corpo, e se assim fôr, é controlável, mas a fuji terá de ser adoptada por uns donos mil estrelas que não se importem de lhe dar medicação de controle para o resto da sua vida!

Para já ainda estamos em observação, para apurar o que realmente se passa com esta gatinha lindíssima e fofa!
Para já notamos que ela já está mais dada, mais brincalhona e mais activa, ela que sempre foi muito paradinha!

3 comentários:

Anónimo disse...

É sem dúvida uma gata muito linda, de certeza que vão aparecer uns donos que se vão apaixonar por ela e não se importarão com isso...:) Boa sorte!!

Anónimo disse...

A Fuji é mesmo linda! E tão parecida com a "minha" Menorquina, que com três meses ainda pesa 600 gr!
Espero que a Fuji fique boa e que arranje uns donos que a mereçam!

A minha parece que já arranjou - não sai da casa onde está!;) É mais uma, menos uma... Só precisava era de ficar boa!

Anónimo disse...

...como ta a pequena???...