O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

13/04/07

Lisa, a gatinha guerreira

Faz hoje 8 dias que me falaram num gato que possivelmente teria sido atropelado há 2 dias e que encontrava no parque de estacionamento de uma empresa.
Toda a gente tinha muita pena do gato, havia inclusive pessoas que lhe colocavam comida e água, no entanto a ideia geral era "Vamos a ver se ele reage, senão chamamos a Sociedade Protectora para o colocar a dormir". No entanto ninguém se aproximou dele o suficiente para saber se ele era meigo ou não.
O gatito segundo me informaram teria um problema qualquer na parte de trás pois parecia meio gato e tinha passado os últimos dias deitado no estacionamento ao sol....

Claro que não fui capaz de "chutar para canto" como todas aquelas pessoas fizeram e sabendo que a Cláudia estava perto do local pedi para ela passar lá e leva-lo para casa pois eu iria leva-lo logo ao veterinário, nem que fosse para o adormecer se isso fosse o melhor para ele.

Quando o vejo, pareceu-me um gatinho pequeno, jovem, com cerca de 5 meses, muito meigo apesar do estado lastimoso em que se encontrava.
Fui directa com ele para a vet e após um RX ficamos as duas parvas ao ver que aquele gato tinha a coluna em tal estado, que nunca deveria ser possível andar e até estar vivo. A coluna parece um S, está fundida em alguns sítios e não se via contorno abdominal. Além disto estava completamente desidratado, sem massa muscular, com anemia e com uma ferida com mau aspecto na parte de trás junto à cauda.

Apesar de todos estes maus prognósticos, decidimos avançar com os tratamentos e fazer tudo para salvar este gatinho. Talvez por ele ser tão meigo e pela expressão de vontade de viver que ele tinha.

Foi muito complicado coloca-lo a soro devido à desidratação...
Teve uma paragem cardio-respiratória durante a limpeza da ferida...
No entanto a veterinária conseguiu recuperá-lo e supresa das supresas apareceu-nos uma menina :)

A Lisa está desde dia internada na clinica. Come como uma desalmada, já ganhou massa muscular, a anemia está a ser controlada, já se consegue notar melhor o contorno abdominal, anda, faz as necessidades sozinha, as feridas atrás estão a ficar com melhor aspecto e continua muito meiga apesar das maldades que lhe são feitas.
Há a possibilidade de o problema ser um tumor, no entanto vontade de viver tem ela e enquanto ela tiver essa vontade e for independente, nós cá estaremos para a ajudar.

Foi adoptada pela clinica que a tratou e posso afirmar que foi a melhor coisa que lhe podia ter acontecido. :)

Com os Rx que lhe fizemos, chegamos à conclusão que ela não foi atropelada (pelo menos nos anos mais recentes) e que o problema dela a nível de coluna pode ser derivado de um defeito congénito ou de um atropelamento já muito antigo.
Estamos em crer que ela terá sido ferrada na zona da cauda e que a ferida infectou. À medida que a infecção alastrou ela ficando mais prostrada e dirigiu-se ao estacionamento daquela empresa em busca de ajuda.

Segundo a veterinária ela encontrava-se num estado sofrimento e desconforto imenso e o que eu não compreendo é como é que tantas pessoas viram um animal naquele estado e ninguém tomou a atitude de o ajudar... pessoas que segundo dizem gostam de animais....






10 comentários:

mafalda disse...

...fiquei sem palavras ao ver as imagens da pequena lisa :( como e possivel um animal chegar a este estado...e por isso que digo spe q tenho + pena dos animais q das pessoas...eles sao indefesos...vejam la o tpo q a criaturinha la esteve sem q ninguem fizesse nada.. parabens pelo vosso trabalho e um bem haja a clinica q o adoptou...felicidades p a bola de pelo

Anónimo disse...

estou sem palavras...e emocionada com a coragem desta gatinha!!

Irritam-me tanto essas pessoas que se "dizem" amigas dos animais...são amigas de lhes fazer festas no pelo sedoso, mas quando é para ajudar um que necessita é outra conversa. Depois ainda têm a distinta lata de criticar as pessoas que os levam ao vet e gastam € com eles...

patricia disse...

Sem palavras!...Nem sei o que dizer!!
Como é possível deixarem um animal chegar a este estado? Teria a gatinha aparência de leoa enraivecida que ninguém se aproximava dela para a ajudar?! Não consigo compreender...nem sequer estou a falar das pessoas que não gostam de animais mas sim dessas que "dizem que gostam"!! Gostam onde? Nos postais e revistas, bem bonitos e nutridos, daqueles que não dão trabalho e parecem "bibelots"!!
Isto deixa-me revoltada!...
Ainda bem que esta gatinha vos encontrou! Felicidades e bem hajam!

PatríciaCarla Silva

Graça disse...

Só por si a história desta gatinha me emociona, mas o pior é que eu tenho um menino igualzinho a ela (na aparência)e então parece que ainda me incomoda mais. Ainda bem que a quiducha encontrou almas caridosas.

Graça

Anónimo disse...

Estamos rodeados de pessoas que dizem gostar de animais mas que na hora são incapazes de estender a mão ou tomar uma atitude. Infelizmente que sofre as consequencias são sempre os desgraçados dos animais que só são fantásticos para mostrar aos amigos como são giros e espertos! Chego a ter vergonha da minha própria especie.

Ainda bem que a Lisa teve a sorte de vos encontrar ou ser encontrada por vocês. O que mais lhe desejo é que seja muito feliz, e que a vida a compense por todo o sofrimento que teve! Um miminho para ela!

Beijinho para todos!

Isabel

mcp disse...

E esta gatinha sempre ficou com a clínica que a tratou? Adoptaram-na?

Amélia disse...

São eles que nos dão grandes lições de vida e de como sobreviver nela. Lisa, linda gatinha, mereces tudo o que este mundo tiver de bom e é só para ti.

Cláudia disse...

mcp, ficou sim, foi adoptada pela clínica ;)

Eu achei incrível quando a fui buscar o senhor, que lhe dava de comer há uns dias, me dizer que não fazia ideia se o gato era meigo ou não... mal me aproximei ela olhou para mim de olhos semicerrados e arrulhou como uma rolinha, ainda antes de lhe tocar! Dentro da transportadora só ronronava... um espanto de gatinha!

mafalda disse...

...tadinha pa princezinha...em exemplo de luta para mts humanos...e a clinica por acaso n e a da antonieta? e q cd vez q la entro vE^m aqueles gatuços todos lindos q por la foram ficando...e uma atitude linda..

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,