O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

13/04/07

Lisa, a gatinha guerreira

Faz hoje 8 dias que me falaram num gato que possivelmente teria sido atropelado há 2 dias e que encontrava no parque de estacionamento de uma empresa.
Toda a gente tinha muita pena do gato, havia inclusive pessoas que lhe colocavam comida e água, no entanto a ideia geral era "Vamos a ver se ele reage, senão chamamos a Sociedade Protectora para o colocar a dormir". No entanto ninguém se aproximou dele o suficiente para saber se ele era meigo ou não.
O gatito segundo me informaram teria um problema qualquer na parte de trás pois parecia meio gato e tinha passado os últimos dias deitado no estacionamento ao sol....

Claro que não fui capaz de "chutar para canto" como todas aquelas pessoas fizeram e sabendo que a Cláudia estava perto do local pedi para ela passar lá e leva-lo para casa pois eu iria leva-lo logo ao veterinário, nem que fosse para o adormecer se isso fosse o melhor para ele.

Quando o vejo, pareceu-me um gatinho pequeno, jovem, com cerca de 5 meses, muito meigo apesar do estado lastimoso em que se encontrava.
Fui directa com ele para a vet e após um RX ficamos as duas parvas ao ver que aquele gato tinha a coluna em tal estado, que nunca deveria ser possível andar e até estar vivo. A coluna parece um S, está fundida em alguns sítios e não se via contorno abdominal. Além disto estava completamente desidratado, sem massa muscular, com anemia e com uma ferida com mau aspecto na parte de trás junto à cauda.

Apesar de todos estes maus prognósticos, decidimos avançar com os tratamentos e fazer tudo para salvar este gatinho. Talvez por ele ser tão meigo e pela expressão de vontade de viver que ele tinha.

Foi muito complicado coloca-lo a soro devido à desidratação...
Teve uma paragem cardio-respiratória durante a limpeza da ferida...
No entanto a veterinária conseguiu recuperá-lo e supresa das supresas apareceu-nos uma menina :)

A Lisa está desde dia internada na clinica. Come como uma desalmada, já ganhou massa muscular, a anemia está a ser controlada, já se consegue notar melhor o contorno abdominal, anda, faz as necessidades sozinha, as feridas atrás estão a ficar com melhor aspecto e continua muito meiga apesar das maldades que lhe são feitas.
Há a possibilidade de o problema ser um tumor, no entanto vontade de viver tem ela e enquanto ela tiver essa vontade e for independente, nós cá estaremos para a ajudar.

Foi adoptada pela clinica que a tratou e posso afirmar que foi a melhor coisa que lhe podia ter acontecido. :)

Com os Rx que lhe fizemos, chegamos à conclusão que ela não foi atropelada (pelo menos nos anos mais recentes) e que o problema dela a nível de coluna pode ser derivado de um defeito congénito ou de um atropelamento já muito antigo.
Estamos em crer que ela terá sido ferrada na zona da cauda e que a ferida infectou. À medida que a infecção alastrou ela ficando mais prostrada e dirigiu-se ao estacionamento daquela empresa em busca de ajuda.

Segundo a veterinária ela encontrava-se num estado sofrimento e desconforto imenso e o que eu não compreendo é como é que tantas pessoas viram um animal naquele estado e ninguém tomou a atitude de o ajudar... pessoas que segundo dizem gostam de animais....






9 comentários:

Anónimo disse...

...fiquei sem palavras ao ver as imagens da pequena lisa :( como e possivel um animal chegar a este estado...e por isso que digo spe q tenho + pena dos animais q das pessoas...eles sao indefesos...vejam la o tpo q a criaturinha la esteve sem q ninguem fizesse nada.. parabens pelo vosso trabalho e um bem haja a clinica q o adoptou...felicidades p a bola de pelo

Anónimo disse...

estou sem palavras...e emocionada com a coragem desta gatinha!!

Irritam-me tanto essas pessoas que se "dizem" amigas dos animais...são amigas de lhes fazer festas no pelo sedoso, mas quando é para ajudar um que necessita é outra conversa. Depois ainda têm a distinta lata de criticar as pessoas que os levam ao vet e gastam € com eles...

Unknown disse...

Sem palavras!...Nem sei o que dizer!!
Como é possível deixarem um animal chegar a este estado? Teria a gatinha aparência de leoa enraivecida que ninguém se aproximava dela para a ajudar?! Não consigo compreender...nem sequer estou a falar das pessoas que não gostam de animais mas sim dessas que "dizem que gostam"!! Gostam onde? Nos postais e revistas, bem bonitos e nutridos, daqueles que não dão trabalho e parecem "bibelots"!!
Isto deixa-me revoltada!...
Ainda bem que esta gatinha vos encontrou! Felicidades e bem hajam!

PatríciaCarla Silva

Unknown disse...

Só por si a história desta gatinha me emociona, mas o pior é que eu tenho um menino igualzinho a ela (na aparência)e então parece que ainda me incomoda mais. Ainda bem que a quiducha encontrou almas caridosas.

Graça

Anónimo disse...

Estamos rodeados de pessoas que dizem gostar de animais mas que na hora são incapazes de estender a mão ou tomar uma atitude. Infelizmente que sofre as consequencias são sempre os desgraçados dos animais que só são fantásticos para mostrar aos amigos como são giros e espertos! Chego a ter vergonha da minha própria especie.

Ainda bem que a Lisa teve a sorte de vos encontrar ou ser encontrada por vocês. O que mais lhe desejo é que seja muito feliz, e que a vida a compense por todo o sofrimento que teve! Um miminho para ela!

Beijinho para todos!

Isabel

mcp disse...

E esta gatinha sempre ficou com a clínica que a tratou? Adoptaram-na?

Anónimo disse...

São eles que nos dão grandes lições de vida e de como sobreviver nela. Lisa, linda gatinha, mereces tudo o que este mundo tiver de bom e é só para ti.

Cláudia disse...

mcp, ficou sim, foi adoptada pela clínica ;)

Eu achei incrível quando a fui buscar o senhor, que lhe dava de comer há uns dias, me dizer que não fazia ideia se o gato era meigo ou não... mal me aproximei ela olhou para mim de olhos semicerrados e arrulhou como uma rolinha, ainda antes de lhe tocar! Dentro da transportadora só ronronava... um espanto de gatinha!

Anónimo disse...

...tadinha pa princezinha...em exemplo de luta para mts humanos...e a clinica por acaso n e a da antonieta? e q cd vez q la entro vE^m aqueles gatuços todos lindos q por la foram ficando...e uma atitude linda..